Document details

Moocs desenvolvidos no ensino superior português : análise de modelos pedagógicos e estratégias de funcionamento utilizados

Author(s): Baeta, Patrícia Isabel Pereira, 1990-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24293

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Modelos pedagógicos; Aprendizagem computacional; Tecnologias digitais; Teses de mestrado - 2016


Description

Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade E-learning e Formação a Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

A acelerada expansão e disseminação das tecnologias digitais, tornou os Massive Open Online Course (MOOC) numa modalidade de distribuição massiva do conhecimento, proporcionando acesso a uma educação mais aberta e flexível. Com repercussões diretas nas práticas pedagógicas, assume-se a necessidade de refletir sobre os procedimentos inerentes à sua construção e produção e de analisar a forma como estes novos modelos de ensino favorecem as experiências de aprendizagem em ambientes online. Esta dissertação apresenta o estudo analítico de três MOOC, produzidos por Instituições de Ensino Superior públicas portuguesas entre 2012 e 2015. O foco da presente investigação é, analisar os modelos pedagógicos e as estratégias de funcionamento utilizados para a sua dinamização. Seguindo uma abordagem metodológica qualitativa, e com base em técnicas de observação não-participante, os dados foram recolhidos mediante a aplicação de uma grelha de observação, organizada em torno de cinco categorias: organização do curso, perspetiva pedagógica, perspetiva tecnológica, perspetiva económica e mecanismos de regulação e melhoria contínua. Os resultados foram posteriormente organizados permitindo evidenciar que, apesar da ausência de uma estrutura de apoio para a construção e produção de MOOCs, as características de base associadas aos mesmos revelaram ser plenamente respeitadas, as suas taxas de conclusão foram particularmente positivas e os motivos a estes subjacentes ligaram-se sobretudo à promoção institucional, ou seja, em divulgar e elevar o status institucional, através da expansão da oferta educativa e captação de novos estudantes.

The accelerated expansion and dissemination of digital technologies has turned Massive Open Online Course (MOOC) into a mode of massive distribution of knowledge, providing access to a more open and flexible education. With direct repercussions in pedagogical practices, it has become necessary to reflect upon the inherent procedures to its construction and production and to analyse how these new teaching models favour the learning experiences in online environments. This dissertation presents the analytical studies of three MOOC produced by Portuguese public Higher Education Institutions, between 2012 and 2015. The focus of this investigation is to analyse the pedagogical models and the functioning strategies used for their dynamization. Following a qualitative methodical approach, considering non-participative observation techniques, the data has collected through the application of an observation grid, organized in five categories: course organization, pedagogical perspective, technological perspective, economical and regulation and continuous improvement mechanisms. The results were posteriorly organized and evidenced that, despite the absence of a support structure for the construction and production of MOOC, its main characteristics were fully respected, their conclusion rates revealed to be quite positive and the their main cause were related to institutional promotion goals, to divulge and elevate the institutional status, through the expansion of the educational offer and the attraction of new students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents