Author(s): Sousa, Inês Andrade
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2446
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Bem-estar psicológico; Auto-conhecimento; Psicologia positiva; Teses de mestrado - 2010
Author(s): Sousa, Inês Andrade
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2446
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Bem-estar psicológico; Auto-conhecimento; Psicologia positiva; Teses de mestrado - 2010
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
A psicologia tem-se focado mais nos problemas e perturbações dos indivíduos do que na experiência óptima e bem-estar. As abordagens da psicologia positiva, desenvolvimento positivo e prevenção podem ser integradas, dirigindo-se à necessidades da população, através da construção de forças, competências e da resiliência nos jovens. Este estudo avaliou o impacto do preenchimento de um diário chamado Zorbuddha, ao longo de aproximadamente cinco dias. Cada estudante completou dois auto-relatos – um anterior ao preenchimento do diário, e outro após esta tarefa. Os auto-relatos foram analisados através da Análise de Conteúdo, e os resultados mostram que o completamente do instrumento tem vários impactos nos sujeitos, nas suas experiências, e nas suas actividades, sugerindo uma influência no Bem-estar Subjectivo (BES) e no Bem-estar Psicológico (BEP). Este instrumento afecta uma larga variedade de áreas na vida dos sujeitos, sugerindo que é uma ferramenta eficaz, e que pode afectar positivamente as pessoas.
Psychology has focused more on the problems and disorders of individuals than in the optimal functioning and well-being. The approaches of positive psychology, positive development and prevention can be integrated to address the needs of society by building strength, skills and resilience in young people. This study evaluated the impact of the completion of a diary called Zorbuddha, over approximately five days. Each student completed two self-reports – one prior to the completion of the diary, and one after this task. The self-reports were analyzed using qualitative content analysis, and the results show that the completion of the instrument has several impacts on the subjects, on their experiences, and on their activities, suggesting an influence on Subjective well-being (SWB) and Psychological well-being (PWB). This instrument affects a wide variety of areas in the subjects lives, suggesting that it is a powerful tool, that can affect people positively.