Author(s):
Morais, Raquel
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24560
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Beckett, Samuel, 1906-1989 - Crítica e interpretação; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Humanidades
Description
A organização de alguns textos de Samuel Beckett é determinada pela falta de um elemento particular, em torno do qual tudo gira, mas sobre cuja existência pouco se sabe e que, apesar das expectactivas, nunca se consubststancia. Esta lacuna está ligada, como tentarei demonstrar, a reflexões do autor sobre literatura e arte: por um lado, a sua posição relativamente ao que considera ser uma excessiva ascendência da razão sobre a forma como a criação artística é encarada; por outro, as suas interrogações acerca da centralidade de uma ideia de representação nas artes visuais. Os textos que constituem o objecto central desta dissertação foram escritos entre 1946 e 1949. São eles as novelas “The End”, “The Expelled”, “First Love” e “The Calmative”, o romance Mercier and Camier, a peça Waiting for Godot e o texto crítico “Three Dialogues”. Será também analisado o ensaio que Beckett escreveu em 1930 sobre o romance À la Recherche du Temps Perdu, “Proust”, por este determinar profundamente aquele período. Importa-me igualmente comentar o facto de a lacuna referida ser a principal origem do desconcerto que frequentemente inquietou leitores dos textos de Beckett, por entender que esses dois termos se relacionam de forma directa com o modo como lemos e com aquilo a que comummente chamamos interpretação.
Abstract: Some of Samuel Beckett’s texts are characterized by the circumstance that a particular element is missing – a most important element, even if few things are known about it and even if, despite the expectations, it never becomes substantiated As I would like to demonstrate, this absence is connected to considerations on literature and art developed by the author: both Beckett’s position in relation to what he describes as the exaggerated influence of reason in art and also his inquiring into the central role played in the visual arts by a certain notion of representation. This dissertation examines a group of texts written by Beckett between 1946 and 1949: the novellas “The End”, “The Expelled”, “First Love” e “The Calmative”, the novel Mercier and Camier, the play Waiting for Godot and the critical work “Three Dialogues”. In addition, it discusses an essay written by the author in 1930 regarding Proust´s À la Recherche du Temps Perdu, due to its significant repercussions on those four years. I will also address the mentioned absence, as it is the origin of the bewilderment experienced by many of Beckett’s readers. I propose that both that absence and that bewilderment are closely related to the way people read and to what is usually referred to as interpretation.