Document details

Texto e contexto no QECRL e nas propostas dos manuais: explorando as condições de implementação de um ensino de base genológica PLE/PL2

Author(s): Loureiro, Joana

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24700

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros; Língua portuguesa - Discurso (Linguística); Manuais de ensino - História e crítica; Funcionalismo (Linguística); Teses de mestrado - 2016; Língua e Cultura Portuguesa (PLE/PL2); Domínio/Área Científica::Humanidades; Língua e Cultura Portuguesa (PLE/PL2); Língua e Cultura Portuguesa (PLE/PL2); Domínio/Área Científica::Humanidades; Domínio/Área Científica::Humanidades


Description

Esta dissertação pretende ser um contributo para o ensino de Português (PLE/PL2), designadamente no ensino da leitura e da escrita. O estudo adota como fundamento teórico as propostas de ensino conhecidas por Pedagogia de Género (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012), por sua vez baseadas nos estudos genológicos (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Partindo da constatação de que não existe evidência científica sobre a compatibilidade desta abordagem de ensino com o texto de documentos fundadores do ensino das línguas (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), nem sobre a viabilidade funcional dos manuais disponíveis, tendo em conta a mesma perspetiva de ensino, realizamos dois estudos: a) Análise dos descritores e das competências patentes no QECRL e estabelecimento de quadros de correspondência genológica; b) Identificação e classificação das propostas textuais (géneros) presentes em dois manuais de Português Língua Estrangeira, de nível B1, considerando a integridade, autenticidade e contextualização genológica. Das conclusões de ambos os estudos, é possível defender a propriedade da aplicação de uma abordagem genológica para o ensino das línguas (PLE/PL2), a compatibilidade da abordagem de ensino com o texto do QECRL e a viabilidade, ainda que mitigada, do uso informado dos manuais estudados.

This work seeks to contribute to the teaching of portuguese language as a second or as a foreign language (PSL/PFL), particulary to the teaching of Reading and Writing skills. The study is grounded in the purposals of the Sydney School concerning Genre Pedagogy (Martin e Rose, 2008; Rose e Martin, 2012) which itself is based on the generic studies (Christie, 1998; Martin e Rothery, 1986; Christie e Martin, 1997; Martin, 1999). Starting from the point that there is no cientific evidence of the compatibility between this approach and fundamental documents such as the Common European Framework of Reference for Languages (CEFRL), neither the fuctional viability of texts books, we undertake two studies: a) Analysis of scriptors and skills presents in CEFRL and establishment of charts of generic correspondence; b) Identification and classification of the existing genres in two text books for the Level B1 of teaching Portuguese as a foreign language. This study takes texts integrity, autenticity and generic contextualization into consideration. According to the conclusions drawn of both studies, it is possible to claim the propriety of generic approach for teaching (PSL/PFL) as well as the compatibility of this approach with the text of CERFL. However, recaution is recomended using text books.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Avelar, António M. S.
Contributor(s) Loureiro, Joana
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents