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A relação entre TIC e funcionamento familiar : diferenças entre duas etapas do ciclo de vida familiar

Author(s): Reis, Sara Ferreira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/25099

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Tecnologias da informação e da comunicação; Famílias; Comunicação familiar; Ciclo de vida; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016

Existem muitas transformações exteriores à família que fazem com que o modo de funcionamento do sistema familiar se altere, sendo a evolução tecnológica um exemplo claro, onde os avanços têm sido galopantes e têm alterado as nossas vidas diárias. Considerando que a investigação sobre o impacto das TIC nas famílias é ainda pouco explorado, e esta lacuna é ainda mais saliente quando se comparam famílias com filhos adultos independentes e famílias com filhos pequenos, o presente estudo pretende perceber qual a relação entre a utilização das TIC e o funcionamento familiar nestas duas etapas. Participaram no estudo 132 elementos de ambos os sexos de famílias em Fase de Ninho Vazio (56,9%) e 100 de Famílias com Filhos Pequenos (43,1%), com idades entre 22 e 85 anos (M = 53,22, DP = 17, 96). Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Emerging Technologies & Families Survey (ETEF) e ao Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15), que avalia o funcionamento familiar. Os resultados revelaram que os participantes da fase de ninho vazio usam tecnologias mais tradicionais como o telemóvel e telefone fixo, e utilizam-nas com menos frequência do que os participantes mais novos. As correlações revelaram que são os participantes mais novos que utilizam um maior número de TIC; a comunicação disfuncional está associada a menor número de TIC, rendimentos mensais inferiores, a dificuldades mais elevadas, menos recursos familiares e perceção do impacto da utilização das TIC na família menos positiva. Salienta-se que as Dificuldades Familiares são superiores na Fase de Ninho Vazio e o número de TIC utilizadas superior nas Famílias com Filhos Pequenos. Por último, a comunicação familiar disfuncional tem como preditores as Dificuldades Familiares e os poucos Recursos Familiares na Fase de Ninho Vazio, e nas Famílias com Filhos Pequenos os preditores significativos foram o número de TIC utilizadas e as Dificuldades Familiares. Concluiu-se que estas duas etapas do ciclo de vida familiar são diferentes no que diz respeito à utilização das TIC e à relação destas com o funcionamento familiar.

There are many changes exterior to family that also changes the functioning of the family system. The technological developments are a clear example of where progress has been widespread and have changed our daily lives. Whereas research on the impact of ICT in families is still little explored and this gap is even more pronounced when comparing families with independent adult children and families with preschool children, the present study aims to understand the relation between the use of ICT and family functioning in these two stages. Participated in the study 132 elements of both genders of families in Empty Nest Phase (56,9%) and 100 of families with preschool children (43,1%) with ages between 22 and 85 years (M = 53,22, SD = 17,96). Participants answered a sociodemographic questionnaire, the Emerging Technologies & Families Survey (ETEF), and the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15), in order to assess family functioning. The results revealed that participants of the Empty Nest Phase use more traditional technologies such as mobile and fixed phone, and use them less frequently than younger participants. The correlations show that younger participants are using a larger number of ICT; dysfunctional communication is associated with fewer ICT, lower monthly income, higher difficulties, fewer family resources and a less positive perception of the impact of ICT in family. It is noted that the Family Difficulties are higher in Empty Nest Phase and the number of ICT used are higher in Families with preschool children. Finally, the dysfunctional family communication has as predictors the Family difficulties and the few Resources of families in Empty Nest Phase, and significant predictors of the families with preschool children were the number of ICT used and Family Difficulties. We conclude that these two stages of family life cycle are different with regard to the use of ICT and their relation to family functioning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Francisco, Rita Mafalda Costa, 1981-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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