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Relação entre o temperamento da criança e da mãe e os problemas de sono e de somatização em crianças dos 3 aos 5 anos

Author(s): Gonçalves, Cláudia Sofia Calado

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/25103

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Temperamento infantil; Problemas de sono; Pré-escolar; Crianças; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016

O papel do temperamento nos percursos mais ou menos adaptados de desenvolvimento durante os primeiros anos de vida tem vindo a ganhar centralidade na literatura. Por outro lado, muitos estudos têm avaliado a influência dos fatores parentais no desenvolvimento da criança, embora sejam poucos os que estudaram o impacto do temperamento parental. Este estudo teve como principal objetivo estudar o papel do temperamento da criança e do temperamento materno como preditores dos problemas de sono e de queixas somáticas em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Foram utilizados três questionários: para o temperamento infantil o Child Behavior Questionnaire, para o temperamento materno o Adult Temperament Questionnaire e para os problemas de sono e queixas somáticas o Child Behavior Checklist 11/2 -5. A amostra foi constituída por 179 crianças, entre os 3 e os 5 anos de idade, e as suas mães. A recolha da amostra foi feita em estabelecimentos de ensino pré-escolares na zona da Grande Lisboa e de Santarém. Os resultados obtidos permitem verificar valores médios equilibrados para as quatro dimensões avaliadas (temperamento da criança, temperamento da mãe, problemas de sono e queixas somáticas). Observaram-se associações significativas entre dimensões do temperamento da criança e do temperamento da mãe e os problemas de sono e queixas somáticas nas crianças, no sentido esperado em função da literatura existente. A emocionalidade negativa da criança revelou ser o principal preditor de ambas as problemáticas estudadas. Os resultados realçam a importância de avaliar o temperamento infantil, não só por poder ser um importante instrumento de triagem para identificar crianças em risco de desenvolver problemas de sono e/ou queixas somáticas, mas também para ajudar os pais a desenvolverem práticas parentais adequadas ao temperamento da criança.

The role of child’s temperament during the first years of life has gained centrality in the literature. On the other hand, many studies have evaluated the influence of parental factors in child development, although few have studied the impact of parental temperament. This research aimed to study the role of the child’s and the mother’s temperament as predictors of sleep problems and somatic complaints in children aged 3 to 5 years old. Three questionnaires were used: to measure infant temperament we used the Child Behavior Questionnaire, to measure mother’s temperament we used the Adult Temperament Questionnaire and to measure sleep problems and somatic complaints we used the Child Behavior Checklist 11/2 -5. The sample included 179 children age between 3 and 5 years old and their mothers. The data collection took place in pre-school establishments in Lisbon and Santarém. Our results showed balanced mean values for the four dimensions evaluated (the child’s temperament, mother’s temperament, sleep problems and somatic complaints). We found several significant associations between dimensions of child’s temperament and mother’s temperament and sleep problems and somatic complaints in children, in the direction anticipated according to existent literature. The child’s negative emotionality was the main predictor of both problems. The results highlight the importance of assessing children’s temperament, not only because it can be an important screening tool to identify children at risk of developing sleep problems and/or somatic complaints, but also to help parents to develop appropriate parenting practices to the child’s temperament.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barros, Luísa, 1957-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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