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As ações do corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar

Author(s): Crespo, Fernando, 1958-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/25104

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2016; Coreologia; Performance art; Dança; Corpo humano; Sistema de força; Movimento; Documentação


Description

Esta investigação tem por objetivo contribuir para a definição e ampliação dos conceitos das ações do corpo que se encontram fixados no campo coreológico. Para a concretização deste objetivo estabeleceu-se um diálogo privilegiado não só com os principais autores que, dentro da coreologia, refletem sobre as ações do corpo – Ann Hutchison Guest e Valerie Preston-Dunlop – como com diversos campos do conhecimento, particularmente os da produção artística multidisciplinar, onde se encontrou, com evidente expressividade as ações em estudo. Deste processo de investigação resultou uma nova organização das ações do corpo por grupos de características comuns, por um lado, e a redefinição das ações de pausar, gesticular e desequilibrar, de forma distinta da que até aqui se encontrava acordada, por outro. É firmada, também, a evidente e intrínseca relação que as ações do corpo estabelecem com a força da gravidade, com a superfície de suporte do corpo e com o meio circundante, independentemente do contexto onde estas ocorrem e onde criam significados. Para além da convocação de exemplos artísticos, onde estas ações se encontram presentes, tornou-se fundamental, para esta tese, criar um campo prático próprio, privilegiadamente no contexto da performance art e da dança, onde as ações pudessem ser exploradas e estudadas com maior proximidade. Com a criação deste campo prático – e em associação a toda a investigação já referida, bem como à experiência profissional pessoal adquirida ao longo dos anos – proporcionou-se um maior aprofundamento e expansão de todos os conceitos trazidos a esta tese, sustentando, desta forma, uma nova construção teórica que aqui se apresente. Proveniente do processo de registo e documentação das performances que neste âmbito foram realizadas e da própria exposição que decorreu para além das práticas performativas, surgiu todo um campo temático que se colocou em debate, de forma a problematizar o campo documental da performance.

The purpose of this research is to contribute to the definition and broadening of body actions’ concepts established in the field of choreology. In order to achieve the present goal a privileged dialog was established not only with main authors, which within the field of choreology reflect on the issue of body actions, like Ann Hutchison Guest and Valerie Preston-Dunlop, but also with several areas of knowledge, in particular the ones related to multidisciplinary artistic production where the actions at study were found to have a profound and clear expression. From this research process derived a new organization of body actions according to sets of common traits, on one side, and the redefinition of the actions of pausing, gesticulating und unbalancing, on the other in a different fashion from the one in motion until now. The clear and inherent relation that body actions establish with the force of gravity, the body's support surface and the surrounding environment is also settled, regardless of the context where all of these occur and in which meanings are set. Aside from convening artistic examples where these actions are present it became fundamental to create a privileged practice field for the present thesis in the context of performance art and dance, where the actions could be exploited and studied in closer proximity. With the creation of this practical field and in association with the aforementioned conducted research, as well as the personal professional experience acquired over the years, a bigger expansion and deepening of all of the concepts of the present thesis was brought forth, thus supporting a new theoretical construction presented here. Deriving from the registration and documentation processes of the performances carried out under this environment and from the exposure itself that took place beyond the performative practices, a whole thematic field which was placed under debate surfaced in a way as to question the documentary field of performance.

Tese de doutoramento, Belas-Artes (Arte Pública), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2016

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sabino, Isabel, 1955-; Fazenda, Maria José, 1964-
Contributor(s) Crespo, Fernando, 1958-
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