Author(s): Deus, Maria Helena Faria de
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2601
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desenvolvimento vocacional; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2010
Author(s): Deus, Maria Helena Faria de
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2601
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desenvolvimento vocacional; Ensino básico (1º ciclo); Teses de mestrado - 2010
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
Com fundamentação na teoria desenvolvimentista de L. Gottfredson, (1981, 1996) esta investigação aborda a temática do desenvolvimento vocacional na infância, ao longo dos primeiros dez anos de vida, período em que se alicerçam os objectivos, se delimitam as fronteiras do espaço social relativas ao género e se firmam as concepções pessoais de competência para o trabalho e a aprendizagem. O estudo empírico decorreu numa amostra de crianças do 4º ano, do 1º ciclo do ensino Básico e foram usados questionário. Os resultados são convergentes e sistemáticos no sentido de que as crianças de 10 anos circunscrevem as alternativas profissionais num mapa cognitivo regido pelo género, e com pouca consistência do factor prestígio. Nos dados também emergem índices de que as crianças, desta idade, demonstram já um sentido de competência e de planeamento para o futuro. Nas conclusões são discutidas as implicações para a prática, de acordo com o conceito de educação da carreira.
From Gottfredson’s (1981, 1996) developmental theory, this research addresses the issue of vocational development in childhood, during the first ten years of life. In this period, children are founded objectives, circumscribing the boundaries of social space of gender, and are firmed the conceptions of personal competency for the work and learning. The empirical study took a sample of children in the 4th year, 1st cycle of basic education and questionnaire were used. The results are convergent and systematic in the sense that children 10 years confined the occupational alternatives in a cognitive map governed by gender, and with little consistency factor of prestige. In the data also emerge that the children of this age, already show a sense of competency and planning for the future. The conclusions discuss the implications for practice, according to the concept of career education.