Document details

Oportunidades e desafios do serviço de referência : o caso da biblioteca do Tribunal de Contas

Author(s): Pinto, Adelina Filomena Vera-Cruz

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/26306

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Portugal. Tribunal de Contas. Biblioteca; Bibliotecas - Serviços de Referência; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

Devido ao grande desenvolvimento das novas tecnologias, verificado ao longo dos últimos anos, as bibliotecas são confrontadas diariamente com novas ferramentas de pesquisa e de interação com os seus clientes. O Serviço de Referência, sendo aquele que dentro da biblioteca orienta, informa e responde às questões do utilizador e ajuda nas suas pesquisas (MANGAS, 2005), está de igual forma sujeito às evoluções constantes da sociedade e das tecnologias por ela usadas. Também o profissional de informação deve estar preparado e atualizado, por forma a dar resposta às questões solicitadas, quer de forma presencial e tradicional, quer por via digital. De igual modo, este profissional tem de acompanhar a evolução tecnológica das ferramentas de busca, armazenamento e comunicação. O presente trabalho pretende analisar de que forma o Serviço de Referência da biblioteca de uma instituição prestigiada e de referência nacional, como é o Tribunal de Contas, utiliza e promove as novas tecnologias, dentro da própria instituição, com os seus clientes internos e com os clientes externos. Tratando-se de uma biblioteca especializada na área das finanças e das contas públicas, com um público-alvo também ele especializado, o Serviço de Referência da Biblioteca do Tribunal de Contas apresenta-se de extrema importância aos seus clientes, pois só através dele os clientes conseguem obter informação sobre os assuntos solicitados, ou são orientados no sentido de obterem a informação que procuram. É de destacar aqui o papel importante do bibliotecário e dos restantes profissionais de biblioteca, pois são eles os intermediários entre os clientes e as suas questões, e a informação disponibilizada. Sendo um relatório de estágio, este trabalho dará ao mesmo tempo a conhecer, de forma breve, os vários serviços disponibilizados dentro da própria biblioteca. O estágio foi realizado de acordo com um plano desenhado para abranger todas as áreas de atividade da biblioteca.

Due to the great development of new technologies, as seen along these last few years, libraries are faced with new research tools every day, and new ways to interact with their users. The Reference Service, as being the one inside the library that guides, informs and answers to user’s questions (MANGAS, 2005), is also dealing with evolution regarding society and its technology. The librarians must also be prepared and up to date, so that he can provide the answers to the demanded questions, either through the traditional or the virtual way. In the same way, this professional must be side-by-side with the technological evolution of searching, storage and communication tools. This report aims to study in which way the Reference Service of a prestigious institution, as the Tribunal de Contas, uses and promotes new technologies, inside the institution, with its internal users, and outside, with its external users. Being a specialized library in the field of finance and public accounts, and with a specialized target, the reference service of the library of the Tribunal de Contas is of extreme importance to its users, as it is the only way the users can get the answers to the demanded issues or they can be redirected and oriented in a way to get the desired information. The role of the librarian and other library professionals should be highlighted, as they intermediate between the users’ questions and the provided information. At the same time, this report will briefly show the various services provided inside the library, as it is part of a professional apprenticeship. This apprenticeship was done following a suitable plan designed to cover all the library’s activity areas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pino, Margarida; Furtado, Rodrigo
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents