Document details

Efeitos da prática de uma modalidade desportiva na promoção da interculturalidade

Author(s): Silva, Maria Ramos

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2640

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Interculturalidade; Prática desportiva; Educação não formal; Teses de mestrado - 2010


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010

A mobilidade social conduziu a uma maior diversidade cultural crescente em todos os cantos do mundo. Contudo, a nossa sociedade, nomeadamente, o ramo da educação, não se tem ajustado às mudanças ocorridas (Rodrigues, 2006). Busca-se a homogeneidade e ignora-se a diferença (Bahia & Fontoura, 2005), o que resulta em problemas de integração entre indivíduos de diferentes origens culturais num contexto cultural que não o seu (Neto, 1996). Sendo o desporto um meio de socialização e interacção (Seraganian, 1993) poderá contribuir para minorar estes problemas. O presente estudo procura compreender que factores, crenças, atitudes e práticas são promotores da interculturalidade num contexto desportivo específico, a Escolinha de Rugby da Galiza, em jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e seus treinadores. A investigação assumiu um carácter qualitativo e os resultados indicam que a prática de uma modalidade desportiva colectiva parece ser um meio facilitador da integração/inclusão de jovens de diferentes origens culturais.

Social mobility has led to an increasing cultural diversity around the world. However, society, namely, education has not adjusted to these changes (Rodrigues, 2006). Attempting uniformity, by ignoring the difference (Bahia & Fontoura, 2005), results in integration problems between individuals of different cultural backgrounds in a cultural context other than their own (Neto, 1996). As sport is a means of socialization and interaction (Seraganian, 1993), it can help to decrease these problems. This study seeks to understand what factors, beliefs, attitudes and practices promote interculturality in a specific sports context, the Escolinha de Rugby da Galiza in young people from aged between 10 and 14 years and their coaches. The research was qualitative and the results indicate that the practice of a collective sport seems to facilitate integration / inclusion of young people from different cultural backgrounds.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents