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O conceito de comunidade no ensino da filosofia

Author(s): Arruda, António Ricardo Antunes, 1990-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/27663

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Filosofia; Ensino; Alunos; Programa; Comunidade; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

Ao lermos o atual Programa de Filosofia depressa nos apercebemos de uma forte insistência no conceito de comunidade. Infelizmente, quando chegamos à terceira parte do Programa (Desenvolvimento do Programa), dedicada aos temas e autores a abordar no decorrer do 10.º e 11.º anos, a preocupação com os valores comunitários cessa. Como tal, não se encontra prevista uma abordagem ao conceito de comunidade em qualquer momento da formação filosófica dos alunos. Os alunos, por sua vez, evidenciam uma preocupação semelhante à do Programa. No decorrer da experiência da prática de ensino supervisionada que aqui relato, foram várias as vezes em que ouvi alunos aludir ao conceito de comunidade para expressar uma ideia ou uma inclinação pessoal. Perante tal demonstração, decidi, através de uma ficha, inquirir os alunos de uma das três turmas do 10.º ano que lecionei, de forma a averiguar a natureza de tal inclinação. Os resultados confirmaram o que já havia intuído, deixando ainda perceber que as posições dos alunos se encontravam mais perto do comunitarismo do que de qualquer outra teoria. Com as inclinações dos alunos em mente, formulo neste relatório uma proposta que visa inserir uma secção dedicada às problemáticas que giram em torno do conceito de comunidade, abordadas da perspetiva do comunitarismo, no final do subponto 3.1.4. Ética, direito e política - liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade do Programa. Concluo que a inserção desta secção fortalece o encadeamento do Programa, completando a apresentação das teorias que a antecedem e oferecendo uma alternativa ao liberalismo. Para além do mais, a inserção desta secção aproxima o Programa das preocupações reais dos alunos.

When we read the current Programa de Filosofia, we quickly notice that there is a strong insistence on the concept of community. Unfortunately, when we reach the third part of the Programa, the one that defines the authors and themes to be taught during the 10th and 11th grades, we notice that the former preoccupation about community is gone. Because of this, the concept of community does not get discussed and taught to the students. The students, nevertheless, show a similar preoccupation to that expressed in the Programa. During the internship, there were several times when students relied on the concept of community to express an idea or a personal inclination. Because of this, I decided to question them, in the form of a questionnaire, to try to understand the nature of that tendency. The results of the questionnaire showed me what I had already intuited: philosophically the students were more close to communitarianism than to any other theory. With that in mind, in this report I propose the introduction of a section about community at the end of part 3.1.4. Ética, direito e política - liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade of the Programa. My conclusion is that this new section will strengthen the catenation of the Programa and offer an alternative to the liberal theories that are taught. This section will also help bring the students’ thinking closer together with what is proposed in the Programa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) André, José Gomes, 1980-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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