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Traços de personalidade, crenças de carreira e empregabilidade em estudantes do ensino superior

Author(s): Viana, Filipa Mota Ferreira Morgado

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/27674

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Crenças de carreira; Empregabilidade; Ensino superior; Modelo de personalidade - cinco factores; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016

Enquadrado conceptualmente na perspetiva Sociocognitiva sobre as crenças de carreira e no Modelo dos Cinco Fatores da Personalidade, o presente estudo tem como objetivo caraterizar as crenças facilitadoras da empregabilidade e os traços de personalidade, assim como a relação entre ambos os construtos num total de 147 estudantes universitários, 85 dos quais do sexo feminino (57.8%) e 62 do sexo masculino (42.2%). Os resultados mostram que a presente amostra de estudantes apresenta expetativas pouco otimistas em relação ao seu futuro profissional e às suas capacidades. Por outro lado, mantém crenças que parecem corresponder a fatores facilitadores para uma transição para a empregabilidade, nomeadamente na abertura à aceitação de novas experiências e desafios. Em termos de diferenças intergrupais, observam-se resultados distintos entre homens e mulheres, tanto ao nível das crenças de empregabilidade como ao nível dos traços de personalidade. Os resultados obtidos são discutidos à luz dos conceitos teóricos que enquadram este estudo, tendo em conta as implicações para as intervenções vocacionais com estudantes do ensino superior.

Conceptually framed by the Sociocognitive perspective about career beliefs and the Five Factor Model of Personality, this study focuses on the caracterization of the beliefs that facilitate employability and the personality traits, as well as the relationship between both the constructs on a total of 147 college students, from which 85 are women (57.8%) and 62 are men (42.2%). The results support the idea that this sample of students shows little optimistic expectations in regards to its professional future and habilities. However, it holds beliefs that seem to correspond to factors that facilitate the transition to employment, namely, the openess to experience new situations and challenges. Regarding to intergrupal differences, the results between men and women are shown to be unequal, whether concerning their employability beliefs, whether their personality traits. The results are also discussed in light of the theoretical concepts that frame this study, having in mind the implications to the vocational interventions with college students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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