Document details

A aprendizagem cooperativa com integração das tecnologias digitais numa turma de 10º ano de um curso profissional

Author(s): Afonso, Maria Elvira Pires, 1969-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/28115

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Aprendizagem cooperativa; Tecnologias digitais; Cursos profissionais; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016

Este relatório enquadra-se na disciplina de Introdução à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade. Pretendeu-se descrever o trabalho realizado na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, na Delegação do Seixal, durante a prática supervisionada e projeto da experiência pedagógica de pendor investigativo desenvolvido numa turma de décimo ano do curso profissional de Técnico de Comércio, bem como as reflexões e conclusões alcançadas. “A Aprendizagem Cooperativa com integração das Tecnologias Digitais numa turma de 10.º ano de um Curso Profissional” visou realçar a importância da cooperação, da partilha e da responsabilização para uma aprendizagem mais efetiva, alavancada com o uso das tecnologias, promovendo o desenvolvimento das competências não só cognitivas como sociais. Para tal, foi utilizada a plataforma online EDMODO, a qual está direcionada para o apoio educacional, comunicação e partilha de dados. Assim, pretendeu-se demonstrar como a utilização das Tecnologias Digitais, enquanto instrumento de operacionalização da Aprendizagem Cooperativa, dentro e fora da sala de aula, possibilita, a professor e alunos, uma partilha de informação em tempo real e a concretização de sinergias que visem a otimização da prática pedagógica e a efetivação de aprendizagens.

This report is included in the subject of Introduction to Professional Practice IV of the Master’s Degree in Teaching of Economics and Accountancy. The aim was to describe the work developed at Escola Profissional Bento de Jesus Caraça in Seixal during the supervised practice and the project of pedagogical experience with an investigative character developed with a tenth grade class of a vocational course of Trading Technician as well as the reflections and conclusions. “Cooperative Learning which included Digital Technologies in a 10th grade class of a Vocational Course” intended to underline the importance of cooperation, sharing and responsibility for a more effective learning supported by the use of technologies, promoting the development of both cognitive and social competences. EDMODO, an online platform directed towards an educational support, communication and sharing of data was the chosen medium. Thus, the goal is to demonstrate how the use of Digital Technologies as a working instrument for the Cooperative Learning inside and outside the classroom allows both teacher and students to share information in real time and the consolidation of synergies that aim to optimize the pedagogical practice and cater for effective learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Patrocínio, José Tomás, 1956-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents