Document details

O trabalho colaborativo : outra metodologia para motivar os alunos para a aprendizagem da língua inglesa no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Dias, Elisabete Maria Lima Henriques, 1968-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29518

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Trabalho de grupo; Escola moderna; Trabalho colaborativo; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

No presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.o Ciclo de Ensino Básico, são descritas as atividades planeadas, lecionadas e avaliadas durante a prática de ensino supervisionada (PES). Estas realizaram-se na Escola Básica Patrício Prazeres, numa turma de terceiro ano, durante o ano letivo de 2015/2016. Para tal, foram disponibilizadas 10 aulas de 60 minutos, tendo sido lecionadas duas unidades didáticas “My body and face” e “My toys and playground activities”, do capítulo “Spring”. O objetivo da PES foi dar início a uma reflexão sobre o trabalho colaborativo, na disciplina de inglês, dado que é uma abordagem bastante utilizada no ensino generalista do 1.o ciclo. Paralelamente, foi considerado relevante criar contextos que promovessem e encorajassem a autonomia, a interajuda, a partilha, a tolerância, o respeito, a comunicação e a reflexão crítica. O objetivo final seria o de criar um eBook de turma como trabalho feito em grupo, onde estivessem contempladas as aprendizagens das unidades curriculares lecionadas. Deste modo, as atividades e o trabalho de grupo foram elaborados colaborativamente, de acordo com a abordagem em estudo, e considerando as particularidades do grupo. Neste relatório apresentam-se ainda várias perspetivas teóricas e curriculares nacionais e internacionais. Primeiramente, é feita uma distinção e conceptualização entre o modelo cooperativo e colaborativo do ensino/aprendizagem. Posteriormente, é tido em conta também a definição do trabalho colaborativo, a origem deste e o seu desenvolvimento até à atualidade e, finalmente, a introdução deste na realidade portuguesa com o Movimento de Escola Moderna. Embora não tenha sido implementado o trabalho de grupo com todos os pressupostos exigíveis, a utilização desta prática permitiu refletir sobre esta abordagem e concluir que os alunos se sentem menos inibidos em grupo, o que facilita a observação pelo professor. Assim, o trabalho colaborativo é visto como sendo positivo quando potencializa situações de entreajuda e intercomunicação, e desfavorável sempre que origina barulho excessivo e dispersão. O seu desenvolvimento teria eventualmente revelado melhores resultados, caso tivesse sido introduzido numa turma já familiarizada com a metodologia desde o início do ano.

As part of the Master’s in teaching English to the 1st cycle, this report describes the activities planned, taught and evaluated during the supervised teaching practice (STP) at the Escola Básica Patrício Prazeres that took place during the 2015/2016 academic year with a group of third graders. The STP included 10 lessons of 60 minutes each, in which the didactic units taught comprised “My body and face” and “My toys and playground activities”, within the topic of “Spring”. The purpose of this STP was to reflect on the results of collaborative work in the English language classroom, since it is a widely-used approach within general education in the 1st cycle. In order to understand this approach, not only are several national and international curricular guidelines here considered, but so are the cooperative and collaborative models of teaching, which are both conceptualized and distinguished. It is essential to provide a working definition for collaborative work, so as to be able to reflect on its origins as well as its evolution, namely within the Portuguese context with the Modern School Movement. Throughout the report, it is also stressed that creating a positive classroom environment, in which tolerance, respect and communication are fostered, is likewise an important objective. Considering these aims, the students collaboratively developed a class e-Book as the final learning outcome. To reach this final outcome, all the activities took into account this approach as well as the characteristics of the individual learners. Although it was not possible to implement group work with all the assumptions it implies, I was able to conclude though that students did indeed feel more relaxed when working together in groups. Although the results at the end of the STP were positive, these could have been even better if the group had already been familiar with this approach since the beginning of the school year. In view of this, it may be concluded then that collaborative work is positive for enhancing both cooperation and communication; however, it may also be deemed negative if it causes excessive noise and dispersion. Bearing this in mind, it is important for the teacher to always consider these issues when implementing colloaborative work in the classroom, especially when working with young learners.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavalheiro, Lili Lopes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents