Document details

A utilização da aplicação móvel Plickers no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino secundário

Author(s): Mendonça, Telma João Vasconcelos, 1982-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29844

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino-aprendizagem; Língua inglesa; Aplicações multimédia; Aprendizagem computacional; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A Prática de Ensino Supervisionada descrita neste relatório faz uso do trabalho realizado e mostra como a aplicação móvel Plickers pode ser integrada no ensino e aprendizagem da língua inglesa. Considerando a importância de reconhecer as novas tecnologias como uma das maiores influências na vida diária da sociedade atual, salienta-se ainda o papel do professor do século XXI, o qual deve procurar também facilitar esta integração tecnológica e promover uma utilização consciente e responsável da mesma. A utilização da aplicação móvel Plickers nas aulas de língua inglesa, numa turma de 11.º ano, teve como objetivo explorar o seu potencial como instrumento de ensino e aprendizagem e como complemento do trabalho realizado com duas unidades didáticas. De modo a comparar alguns dos resultados obtidos nesta turma, alguns dos exercícios foram replicados numa outra turma do mesmo ano, na qual não se utilizou a aplicação móvel. A aplicação móvel tem um grande potencial para ser utilizada nas aulas de língua inglesa de forma recorrente, apresentando também benefícios tanto para o trabalho do professor, como para o desempenho escolar dos alunos.

The supervised teaching practice report described in this report reflects the work done throughout this stage and shows how the mobile application Plickers can be integrated into English language teaching and learning. Considering the importance of new technologies as one of the major influences on our society, the role of the 21st Century Teacher, who should be able to facilitate this technological integration and to promote a conscious and responsible use of technology, is also highlighted. The use of the mobile application in English language classes, in a group of students in the 11th grade, aimed at exploring its potential as a teaching and learning instrument and as a complement of the two didactic units explored. Aiming at comparing some of the results, some of the exercises used by the mobile application were duplicated in a different group of 11th grade students, in which this app was not used. The mobile application presents a great potential to be used in English language classes on a regular basis and it can also benefit the teacher's work and the students’ achievement at school.

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira - Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Carlos, 1962-
Contributor(s) Mendonça, Telma João Vasconcelos, 1982-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents