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A importância dos jogos no ensino de inglês no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Coutinho, Catarina da Costa Félix Pereira, 1982-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29845

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Jogos; Aprendizagem; Motivação; Socialização; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O presente relatório versa sobre a intervenção letiva realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo, no ano letivo de 2016/2017, junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa. Contemplando uma sequência de doze aulas de 45 minutos integradas na unidade didática “School Again”, foram abordados (e revistos, no caso dos três primeiros) os seguintes tópicos: “Alphabet”; “Numbers 1-10”; “Colours”; “Autumn”; “Means of Transport”; “Classroom Objects”; “Personal Pronouns” e verbo “To be”. A metodologia utilizada – “Post-Communicative Language Teaching” (PCLT) –, por se enquadrar nos pressupostos elencados nos documentos orientadores para este ciclo de ensino de priorizar e enfatizar a audição e a oralidade, criando oportunidades para que os aprendentes utilizem a língua para fins comunicativos adequados ao seu nível de conhecimentos, foi considerada a mais adequada e ajustada às caraterísticas e necessidades dos alunos. Recorrendo a atividades diversificadas e apelativas (que fossem ao encontro da necessidade de experimentação das crianças desta faixa etária, bem como dos seus interesses e nível de conhecimentos) e a suportes visuais, auditivos e gestuais, (que possibilitassem abranger os diversos estilos de aprendizagem dos alunos e trabalhar em simultâneo vários tipos de inteligências), procurei motivar e mobilizar, de forma efetiva, toda a turma. Neste sentido, a utilização de variados jogos – em equipa e individuais –, aliada a uma atmosfera positiva e descontraída na sala de aula, em que a avaliação (essencialmente de natureza formativa e recolhida através de observação direta) não constituía um elemento inibidor, permitiu-me constatar as múltiplas potencialidades deste recurso pedagógico comparativamente a outros utilizados, quer a nível da aprendizagem dos alunos, quer a nível social e motivacional.

This report covers the teaching experience carried out during the Supervised Teaching Practice within the scope of the Master’s in Teaching English at a Primary Level. This process, developed with a 3rd year class from Casa Pia de Lisboa’s CED Nossa Senhora da Conceição, was held throughout the 2016/2017 school year. The following topics, included within the “School Again” didactic unit, were covered (or revised, in the case of the first three) throughout the twelve 45-minute- -class sequence: “Alphabet”; “Numbers 1-10”; “Colours”; “Autumn”; “Means of Transport”; “Classroom Objects”; “Personal Pronouns” and “Verb To be”. Bearing in mind the characteristics and needs of students in this age group, the Post-Communicative Language Teaching (PCLT) methodology was regarded as the most suitable way of meeting the requirements set in the curriculum guidelines. In prioritising listening and speaking skills and in allowing for learners to use the language for a communicative purpose within their knowledge level, PCLT presented itself as the right option for this level. Diversified and appealing activities (ones that meet the need for experimentation, the specific interests and knowledge level of children this age), along with visual, auditory and kinesthetic resources were used, so as to address all of the students’ learning styles and develop several types of intelligences all together. In doing so, I tried to motivate and mobilise the whole class throughout the learning process, which was mostly done through games (to be played individually and in teams). Based on my teaching practice experience, this report aims to point out the multiple ways in which games can be used as a pedagogical resource and the role they play in students’ learning, social skills development and motivation. The use of such activities, developed within a friendly and relaxed atmosphere, and supported by a stress-free assessment (mainly formative and strongly informed by direct observation), has enabled me to confirm the importance of games in the primary EFL (English as a Foreign Language) classroom.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cavalheiro, Lili Lopes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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