Author(s):
Cruz, Gika Gessy da Trindade de Deus Lima da
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29963
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Língua portuguesa - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe; Escrita - Estudo e ensino - São Tomé e Príncipe; Literacia - São Tomé e Príncipe; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
O domínio da escrita, independentemente do contexto, constitui um fator determinante para o sucesso escolar e profissional dos indivíduos. Dada a sua natureza complexa, sobretudo, em contextos particulares como é o da língua portuguesa em S. Tomé e Príncipe, o quadro agrava-se, entre outros fatores, pelos seguintes: (i) variação linguística e coexistência desregrada de sistemas linguísticos distintos - o português, os crioulos e o português oral de São Tomé (POST); (ii) as interferências do POST no processo de aquisição do PL2; (iii) a utilização de uma pedagogia de escrita transplantada de um contexto de ensino de PLM e, portanto, inadequada ao contexto santomense (PL2); (iv) a escassez e a fragilidade dos programas e dos materiais didáticos, no que se refere à rede de conteúdos e de estratégias orientados para o ensino da escrita. A presente investigação é realizada no sentido de, por um lado, analisar e descrever adequadamente os problemas acima apontados, procurando medir as suas implicações no ensino da escrita e, por outro, contribuir para ultrapassar alguns destes problemas, propondo a adoção de uma Pedagogia de género. A perspetiva de género adotada é a da “Escola de Sydney” (Halliday, 1970, 2004; Martin, 2009; Rose e Martin, 2012). Realizam-se inquéritos sociolinguísticos e académicos para um melhor conhecimento do contexto e procede-se à análise, por um lado, de materiais didáticos e textos programáticos em vigor em STP; por outro, analisam-se produções textuais de alunos de 10ª e 12ª classe para avaliação dos efeitos da pedagogia adotada.
The Writing skill is a determinating factor for the school and professional success of individuals. Given the complex nature of the topic specially in particular contexts, such as the one of Portuguese language in São Tomé e Príncipe, the whole picture worsens. This because, among other factors: (i) the language variation and the unrulled coexistence of linguistic systems - the Portuguese, the Creoles and the variaty of Portuguese of São Tomé (POST); (ii) the interference of the POST in the PL2 aquisition process (iii) the use of a writing pedagogy tipicly of a PLM education context and, therefore, inappropriate to the local context (PL2); (iv) the weekeness of the programmes and the lack of genre oriented teaching materials for the teaching of writting competence. This research is designed in order to, on the one hand, analyse and describe the problems above mentioned to describe its implications in the teaching of writing and, on the other hand, to contribute to overcome some of these problems, proposing the adoption of a gender Pedagogy. The gender perspective adopted is the one of the " Sydney scholl" (Halliday, 1970, 2004; Martin, 2009; Rose & Martin, 2012). We conducted sociolinguistic surveys and academics for a better understanding of the context and analysed teaching materials and programmatic texts in force in STP. Furthermore, we tried to understand students’ textual (10th and 12th classes) productions from a generic pedagogy.