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Modalidades de interlocução na poesia peninsular e francesa do século XV

Author(s): Antunes, Maria Helena Marques

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29989

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Cancionero de Baena - História e crítica; Cancionero General - História e crítica; Resende, Garcia de, 1470?-1536. Cancioneiro geral - História e crítica; Poesia portuguesa - Até 1500 - História e crítica; Poesia espanhola - Até 1500 - História e crítica; Poesia francesa - Até 1500 - História e crítica; Lírica galego-portuguesa - História e crítica; Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

O quadro lúdico e festivo no qual se inscrevia a poesia palaciana do século XV favoreceu a constituição de círculos poéticos nas cortes ibéricas e francesas, onde príncipes e monarcas evidenciavam apreço pelo culto das artes e das letras. A prática da poesia desenvolvia-se em torno da organização de actividades que podiam revestir a forma de um concurso ou fazer parte do espectáculo da corte nos serões do paço ou aquando de ocasiões festivas. A emulação, que animava os poetas, conscientes de que a demonstração de agudeza os ajudaria a medrar no universo cortesão, e o ambiente prazenteiro do paço fizeram da poesia uma forma particular de sociabilidade que permitiu que se desenvolvessem diversas modalidades de interlocução. Na glosa, na pergunta/resposta, na ajuda, em jogos poéticos vários envolvendo a composição paralela sobre um motivo comum ou exercícios de reescrita, os textos dialogam e o seu diálogo torna-se essencial à poesia. Cumprindo uma função memorial, os cancioneiros ibéricos e as grandes antologias francesas dão testemunho do vigor dessas modalidades poéticas e mostram igualmente como o debate, lugar privilegiado para a discussão de teses amorosas, é também reflexo da dimensão lúdica e competitiva de uma poesia que nem sempre se confina ao espaço em que é produzida. Uma retórica da contestação, organizada por vezes em molde de processo judiciário, revela as evoluções paralelas das modalidades de interlocução nos espaços circunscritos, mas também a sua capacidade de ultrapassar fronteiras, através da tradução ou de processos de citação e adaptação. De tudo isto procura o presente estudo dar conta.

El cuadro lúdico y festivo en el cual se inscribía la poesía cortesana del siglo XV favoreció la constitución de círculos poéticos en las cortes ibéricas y francesas, donde príncipes y monarcas evidenciaban su aprecio por el culto de las artes y las letras. La práctica de la poesía se desarrollaba alrededor de la organización de actividades que podían adoptar la forma de un concurso o formar parte del espectáculo de la corte en los saraos palaciegos o con ocasión de eventos festivos. La emulación, que animaba a los poetas, conscientes de que la demostración de agudeza les ayudaría a medrar en el universo cortesano, y el ambiente placentero de la corte hicieron de la poesía una forma particular de sociabilidad que permitió que se desarrollaran distintas modalidades de interlocución. En la glosa, la pregunta/respuesta, la ajuda, en múltiples juegos poéticos caracterizados por la composición paralela sobre un motivo común o por ejercicios de reescritura, los textos dialogan y su diálogo se vuelve esencial a la poesía. Cumpliendo una función memorial, los cancioneros ibéricos y las grandes antologías francesas dan testimonio del vigor de esas modalidades poéticas y muestran igualmente como el debate, lugar privilegiado para la discusión de tesis amorosas, es también reflejo de la dimensión lúdica y competitiva de una poesía que no siempre queda confinada al espacio en el que se produce. Una retórica de la contestación, organizada a veces bajo el molde del proceso judiciario, revela las evoluciones paralelas de las modalidades de interlocución en los espacios circunscritos, pero también su capacidad de a través de la traducción o de procesos de citación y adaptación. De todo ello intenta el presente estudio dar cuenta y razón.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Cristina Almeida
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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