Author(s):
Marques, Vasco Baptista
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/30186
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F16659%2F2004/PT;
Subject(s): Jankélévitch, Vladimir, 1903-1985 - Contribuição para o conceito de tempo; Jankélévitch, Vladimir, 1903-1985 - Metafísica; Tempo (Filosofia); Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Description
Nos últimos meses da sua vida, Vladimir Jankélévitch (1903-1985) iniciou a redacção de um estudo sobre o tempo, cujo desenvolvimento foi abortado pelo acontecimento da sua morte. Esta anedota biográfica permite a construção da hipótese que tomaremos como mote da nossa investigação: a de que Jankélévitch teria detectado, in extremis, a presença de uma falha na sua obra, que, afirmando embora o tempo como o problema capital da filosofia, nunca chegou a fazer dele o centro de um estudo monográfico. Para reconstituirmos a imagem de uma filosofia do tempo que, fiel ao seu objecto, se disseminou ela mesma no tempo (e em escritos sobre temas tão diversos como a música ou o remorso), trataremos de auscultar o seu núcleo metafísico. Fá-lo-emos, não para retalhar o pensamento de Jankélévitch (onde as diferentes disciplinas se interpenetram), mas apenas para introduzir no seu labirinto um fio de Ariadne. Isto é: uma linha de orientação metodológica que, por um lado, impeça a investigação de se dispersar pela multiplicidade de problemas que o autor convoca, e que, por outro, a force a debruçar-se sobre as três grandes etapas da vida do tempo. Falamos aqui 1) do seu princípio a partir do nada; 2) do seu desenvolvimento histórico e; 3) da sua extinção no nada. Nesse processo, define-se uma metafísica que tem por horizonte a pergunta pelo sentido do tempo, pelo nexo de uma história que vai do nada ao nada passando pelo ser, sem, ao que parece, deixar atrás de si um vestígio subsistente da sua passagem. A resposta que Jankélévitch oferece a esta pergunta limitar-se-á a recuperar explicitamente no fim aquilo que já estava implicitamente no princípio da sua filosofia: a ideia paradoxal de uma eternidade intra-temporal.
In the last months of his life, Vladimir Jankélévitch (1903-1985) started writing a study on time whose development was cut short by his death. This biographical anecdote authorizes the hypothesis that guides our research: Jankélévitch might have detected, in extremis, the presence of a flaw in his work, namely, that even though he defined time as the capital problem of philosophy, he never produced a monograph on the subject. In order to reconstruct the shape of a philosophy of time that, being true to its object, disseminated itself in time (and in writings on such different topics as music or remorse), we will probe into its metaphysical core. Our aim in so doing is not to divide the author’s thought (in which different disciplines are inextricably intertwined) into separate pieces, but simply to propose an Ariadne’s thread to guide us in its labyrinth. In other words, we will put forward a methodological guideline that prevents the research from getting lost in the multitude of problems summoned by the author, while forcing it to look to the three major stages of time’s own life: 1) its beginning from nothing; 2) its historical development and; 3) its extinction into nothing. From the analysis of this process, arises a metaphysics whose horizon is the question of the meaning of time, of the nexus of a history that goes from nothing to nothing passing through being, apparently without leaving behind any trace of its passage. The answer given by Jankélévitch to this question explicitly resumes in the end something that was already present in the beginning of his philosophy: the paradoxical idea of an intra-temporal eternity.