Document details

The solaristic system

Author(s): Reeh, Christine

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/30190

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F85354%2F2012/PT;

Subject(s): Filosofia e cinema; Realismo (Filosofia); Realismo (Cinema); Filosofia; Real - Na arte; Cinema - Estética; Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião


Description

"O Sistema Solarístico" propõe explorar o potencial específico do cinema para colocar questões ontológicas e epistemológicas sobre o real, a realidade e a sua reprodução. O título é deduzido da ‘ciência solarística’, uma ciência fictícia introduzida no enredo do filme "Solaris" de Andrei Tarkovsky. Na presente dissertação este filme é abordado como uma metáfora para a apreensão humana do real da realidade, sob a premissa do real enquanto espaço reservado para a verdade ontológica. O objectivo da ‘filosofia solarística’, que será gradualmente introduzida, é a investigação dos conceitos e princípios de pensamento levantados pela existência do planeta Solaris que constitui um desafio inatingível para o conhecimento humano. Apesar de orgânico, o planeta Solaris é reminiscente de um aparato comparável ao cinematógrafo: reproduz seres que parecem reais, mas que, tal como as fotografias ou as personagens fílmicas, são estranhos no seu estatuto ontológico. O principal conceito estético do filme apresenta-se como uma presença de algo ausente ou um ser sem ser. Este princípio transcendente, de uma existência que não é, evoca os conceitos de Real de Jacques Lacan assim como a relação entre o ser e o Nada presente no pensamento de Martin Heidegger. Convoca também alguns dos mais importantes princípios cinematográficos definidos por Stanley Cavell, Gilles Deleuze, Roland Barthes. Solaris estabelece-se assim como um exemplo da densa auto-reflexividade do cinema. O sistema solarístico propõe uma ontologia específica do cinema que parte da sua natureza catalisadora de um modelo múltiplo de realidade, do dispositivo não humano e tecnológico que convoca uma mudança epistemológica, e, por fim, da reprodução automática do ser e do real da realidade. A nossa investigação estabelece um estatuto privilegiado do cinema enquanto matriz da realidade, que a "reproduz directamente" de forma diferente das outras artes (Pasolini). Contudo, a análise desta completa reprodução audio-fotográfica da realidade constitui um complexo desafio ontológico, que não pode ser expresso sem apresentar uma interrogação metafísica: se a realidade é reproduzível, qual é então a sua natureza fundamental?

"The solaristic system” is the title of our project to explore the specific potential of film to raise epistemological and ontological questions about the real, reality and its reproduction. The title is derived from the “solaristic science", a fictitious science introduced in the film “Solaris" by Andrei Tarkovsky. In the present thesis this film is understood as a metaphor for the human comprehension of the 'real of reality', under the premise to take the real as a placeholder for ontological truth. The main proposition of the ‘solaristic philosophy’, which is gradually introduced, is bound to the concepts and principles of thought raised by the ficticious planet Solaris whose nature is an unattainable challenge for human knowledge. Although an organic entity the planet is reminiscent of the cinematographic apparatus: it reproduces beings which seem to be real, but who - just as photographs or film characters - are puzzling in their ontotological status. This transcendent principle of an existence which is not, evokes the Lacanian Real as well as the Heideggerian correlation of being and Nothing and constitutes one of the most crucial concepts pertaining to film. This principle will be elucidated. Moreover, this thesis refers to and analyses some of the most important principles of film defined by Cavell, Deleuze, Bazin, among others. Through this analysis “Solaris” is established as an example of dense self-reflexivity of the medium film. The solaristic system is the proposal of an ontology of cinema based on the catalysing nature of a multiple model of reality, on the analysis of a non-human and technnological aparatus, which evokes an epistemological change, and on the investigation of an automatic reproduction of the being and the real of reality. Our investigation thereby privileges film as a matrix of reality, different from the other arts, in virtue of it “directly reproducing reality” (Pasolini). Anyhow, the analysis of this audio-photographic reproduction of reality constitutes a complex ontological challenge, which cannot be phrased without presenting a more radical, metaphysical enquiry: If reality is reproducible, what then is its fundamental nature?

Document Type Doctoral thesis
Language English
Advisor(s) Correia, Carlos João Nunes; Gabriel, Markus
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents