Document details

Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online

Author(s): Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3053

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ambientes virtuais de aprendizagem; Formação profissional; Estratégias pedagógicas; Teses de mestrado - 2010


Description

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010

Numa sociedade em que é cada vez mais visível o recurso à formação profissional online, parece ser também crescente a preocupação em perceber como os processos de ensino e de aprendizagem online que poderão responder eficazmente às necessidades específicas dos formandos. Neste sentido, desenvolvemos este estudo visando compreender quais as estratégias pedagógicas de formação online mais adequadas a uma aprendizagem efectiva dos formandos. Atendendo à abrangência da problemática, optámos pela metodologia de estudo de caso, tendo realizado o estudo numa Empresa que desenvolve a sua actividade na área da Formação Profissional (entre outras), através da realização de (1) entrevistas aos tutores dos cursos online e à responsável pela área de e-learning, (2) questionários aos formandos que frequentaram a formação online nesta empresa, (3) análises documentais e (4) conversas informais com a gestora do LMS e da equipa de tutoria. Apesar de algumas limitações que acompanharam a realização do estudo, as conclusões alcançadas apontam no sentido de que as estratégias pedagógicas que mais eficazmente contribuem para o envolvimento dos formandos no processo de aprendizagem são (1) a eficaz estruturação e concepção de conteúdos e de cursos ministrados online, (2) o acompanhamento e feedback fornecidos pelo tutor, (3) o desenvolvimento de actividades práticas, (4) os processos de interacção entre formandos, tutor e conteúdos e (5) as formas de avaliação, essencialmente, com objectivos formativos e de auto-diagnóstico.

In a society that is increasingly turning to online training, there also seems to be a growing concern about the online teaching and learning processes that respond to the needs of learners more effectively. We, therefore, developed this study in order to understand which teaching strategies used on online learning are most likely to promote effective learning by the trainees. Considering the complex nature of this subject, we decided to use the case study methodology. The study was carried out in an organization that operates in the Professional Training area (amongst others), by (1) conducting interviews with the tutors of online courses and with the person in charge of the e-learning area, (2) applying questionnaires to trainees who participated on online training courses with this organization, (3) using documental reviews as well as (4) informal conversations with the LMS manager and the tutors‟ team manager. Despite some limitations that occurred during the time the study was conducted, the conclusions we reached, seem to point that the educational strategies that contribute most effectively to the involvement of students in the learning process are (1) the effective structuring and design of online contents and courses, (2) the monitoring and feedback provided by the tutor, (3) the opportunity of carrying out practical activities, (4) the interaction processes between students, tutors and content and (5) the forms of assessment, namely, with formative and self-diagnosis objectives.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miranda, Guilhermina Lobato
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents