Document details

O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade

Author(s): Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/30622

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Clima; Geografia escolar; Aprendizagens; Competências geográficas; Biomas; Geografia


Description

Este relatório de prática de ensino supervisionada inclui toda a investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em ensino da geografia e que envolveu a lecionação de aulas sobre a temática do Clima (e formações vegetais). O estudo do clima é um conteúdo lecionado no 7º ano de escolaridade e procura proporcionar o conhecimento e compreensão dos fenómenos climáticos, no sentido de compreender toda a dinâmica do nosso planeta no que diz respeito ao tema em estudo. O estudo do clima é assim um conteúdo importante na Geografia Escolar na medida em que possibilita a compreensão de vários fenómenos físicos do nosso planeta. Trata-se de uma temática que desperta curiosidade sobre os fenómenos que lhe estão inerentes, nomeadamente as diferenças existentes na distribuição a nível mundial e como estas influenciam as atividades que ocorrem nos diferentes lugares. Neste relatório apresentam-se as diversas atividades realizadas com os alunos na abordagem do tema referido. Procurou-se complementar um ensino mais tradicional e expositivo com algumas atividades práticas que visaram facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Igualmente, foi importante trabalhar as competências essenciais da Geografia envolvendo os alunos em discussões durante as aulas que ajudassem a compreender a natureza dos fenómenos climáticos e a sua influência nas atividades humanas. Por fim, apresenta-se a avaliação realizada no sentido de melhor compreender as dificuldades sentidas pelos alunos na abordagem desta temática. Foi assim possível verificar que os alunos apreenderam os principais conceitos relacionados com o estudo do Clima (e formações vegetais) e também demonstraram compreender a importância das variações climáticas nas atividades humanas.

This supervised teaching practice report includes all the research developed within the master's degree in geography teaching and that involved lecturing classes on Climate (and plant formations). The study of climate is a content taught in the 7th year of schooling and seeks to provide knowledge and understanding of climatic phenomena, so that students are able to understand the whole dynamics of our planet considering the subject under study. The study of climate is thus an important content in School Geography insofar as it makes possible the understanding of various physical phenomena of our planet. It is a topic that arouses curiosity about the phenomena that are inherent to it, namely worldwide distribution of climates and how it influences the activities that occur in different places. This report presents the various activities carried out with the students in the approach to the theme. It was sought to complement a more traditional and expositive teaching with some practical activities that aimed to facilitate the process of teaching and learning. Likewise, it was important to work on the essential skills of Geography involving the students in class discussions that helped to understand the nature of climatic phenomena and their influence on human activities. Finally, the activities carried out were assessed in order to better understand the difficulties experienced by the students in approaching this theme. It was thus possible to verify that the students learned the main concepts related to the study of Climate (and plant formations) and demonstrated to understand the importance of climatic variations in human activities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents