Document details

The impact of nature-based tourism activities promoted by tour operators on the environmental perception of visitors

Author(s): Araújo, Inês Osório

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/31054

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Turismo de Natureza; Consciência ambiental; Avaliação de impactos; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas


Description

Tese de mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2017

O turismo de Natureza pode desempenhar um papel relevante na educação ambiental dos turistas, proporcionando experiências únicas de interação direta com a Natureza e percecionar em ‘primeira-mão’ a importância da gestão e desenvolvimento sustentáveis da Natureza, como forma de proteger e conservar o meio Ambiente. Assim, é de elevado interesse que os projetos e atividades de educação ambiental conduzidos no âmbito do turismo de Natureza sejam devidamente planeados, executados e monitorizados, de modo a gerarem de forma eficaz e eficiente impactos positivos no conhecimento, consciência, atitudes e comportamentos do turista, tal como no seu nível de satisfação. É reconhecido que do sucesso do turismo de Natureza depende a eficácia da educação ambiental aí praticada e a satisfação dos participantes, e vice-versa. Apesar dos vários estudos que se debruçaram sobre esta temática, ainda permanecem algumas discordâncias entre autores, relativamente às assunções teóricas de que as atividades de turismo de Natureza contribuem para a educação ambiental e que realmente geram impactos positivos no conhecimento e consciência ambiental do turista. Poucos estudos têm avaliado a relação que existe entre as abordagens e técnicas educativas utilizadas neste género de atividades e os respetivos impactos obtidos. Neste estudo, foram realizados inquéritos, pré-atividade e pós-atividade, a participantes de diversas atividades de turismo de Natureza, conduzidas por operadores turísticos na região circundante a Lisboa. Este método de inquérito pré/pós-atividade permitiu aferir o nível de conhecimento e consciência ambiental adquirido pelos participantes com a realização destas atividades, ou seja, o impacto gerado. As atividades foram monitorizadas a fim de observar as técnicas e abordagens educativas utilizadas e relacioná-las com os impactos registados. Após a participação nas atividades, apenas 17% dos inquiridos adquiriu novos conhecimentos ou consciência acerca dos problemas ambientais, 16% adquiriram conhecimentos específicos sobre a flora desta área, 20% sobre a fauna e 12% sobre a importância ambiental dos locais visitados. Contudo, quase metade das pessoas inquiridas revelou ter uma incorreta noção dos seus conhecimentos, tanto antes das atividades como depois das atividades. Ainda assim, todos os participantes mostraram-se satisfeitos com as atividades. Os resultados demonstraram que os impactos positivos são dominantes no que se refere às atividades de turismo de Natureza amostradas. No entanto, e de um modo geral, as atividades não demonstraram possuir um desenho e plano de atividade plenamente eficaz e eficiente no alcance dos seus objetivos educativos. Estudos futuros poderão aprofundar o conhecimento acerca dos impactos que cada técnica e abordagem educativa gera, na perspetiva do participante, e dos mecanismos que convertem os impactos positivos em aprendizagens a longo-prazo. Poderá, ainda, ser interessante compreender e avaliar quais os vários fatores que contribuem para a satisfação dos participantes a fim de correlacionar o tipo de impacto gerado com o nível de satisfação. Poder-se-á sugerir a elaboração – para posterior implementação - de uma lista geral de boas-práticas, a seguir pelas entidades turísticas no planeamento e execução das atividades, e um modelo de desenho de atividade que contemple estes aspetos. Em Portugal, é necessário investir em atividades de turismo de Natureza mais dinâmicas e versáteis, melhorar as estruturas de apoio às atividades, aumentar a monitorização das zonas protegidas e atividades aí desenvolvidas, ter uma oferta de atividades mais prolongada e constante ao longo do ano e reforçar a promoção e divulgação desta oferta tanto a nível nacional, como internacional. O sucesso da educação ambiental é a chave para uma sociedade ativa, responsável e com consciência das questões ambientais e, portanto, para um desenvolvimento e gestão ambiental sustentáveis.

Nature-based tourism can play a relevant role in the environmental education of tourists, providing unique experiences of direct interaction with Nature and perceiving in 'first hand' the importance of Nature's sustainable development and management, as a way to protect and conserve the environment. Thus, it is of high interest that environmental education projects and activities conducted in the field of Nature-based tourism are properly planned, executed and monitored in order to effectively and efficiently generate positive impacts on citizens' knowledge, attitudes, and behaviour, as well as in their level of satisfaction. It is recognized that of the success of Nature-based tourism depends on the effectiveness of the environmental education practice and on the satisfaction generated in the participants, and vice versa. Despite the various studies that investigates this theme, it still remains some disagreement, between authors, about the theoretical assumptions that the activities of Nature-based tourism for environmental education actually generate positive impacts on the knowledge and environmental awareness of the tourists. Few studies investigate the relationship between the educational approaches and techniques used in this kind of activities and the respective impacts obtained. In this study, pre-activity and post-activity surveys were carried out among participants of diverse Nature-based tourism activities conducted by tourism entities operating around the Lisbon region. This before-and-after survey method allowed to assess the level of knowledge and environmental awareness acquired by the participants with the engagement on these activities, in other words, the impact generated. The activities were monitored in order to observe the educational techniques and approaches used and to relate them with the recorded impacts. After engaging in the activities, only 17% of respondents acquired new knowledge about environmental problems, 16% about the local flora, 20% about the local fauna and 12% about the sites' environmental importance. However, almost half of the reporting population showed an incorrect notion of their knowledge, both before and after the activities. Still, all participants were satisfied with the activities. The results show that positive impacts were dominant regarding the Nature-based tourism activities surveyed. However, and in general, the activities have not shown to have a design and a plan that were fully effective and efficient in achieving their educational goals. Future studies may deepen knowledge about the impacts that each educational technique and approach generates, from the perspective of the participant, and about the mechanisms that convert the positive impacts into long-term learning. It may also be interesting to understand and assess the various factors that contribute to the participants' satisfaction in order to correlate the type of impact generated with their satisfaction level. It may be suggested the development - for subsequent implementation - of a general check-list of good-practices, followed by tourism entities in the planning and execution of activities, and an activity design template that integrates these good. In Portugal, it is necessary to invest in more dynamic and versatile Nature-based tourism activities, to improve activities' support structures, to increase the monitoring of protected areas and activities developed there, to have a more prolonged and constant offer of activities throughout the year and enforce the promotion of this offer, nationally as well as internationally. The success of environmental education is the key to an active and responsible society and conscientious of the environmental issues and, therefore, for a sustainable environmental development and management.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Cabral, Henrique N.,1969-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents