Document details

A fábrica do Teatro do Bairro Alto : 1761-1775

Author(s): Martins, Ana Rita Palma Mira Delgado

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32021

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F78800%2F2011/PT;

Subject(s): Teatro do Bairro Alto (Lisboa, Portugal) - 1761-1775; Teatro - Portugal - séc.18; Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

O Teatro do Bairro Alto foi construído no palácio do conde de Soure, no topo da Rua da Rosa das Partilhas, por iniciativa de João Gomes Varela, que se associou a um entalhador (João da Silva Barros) e a um pedreiro (Francisco Luís). Desde 1761 até 1775, a nova sala de espectáculos ocupou a zona que ganhara notoriedade na primeira metade de Setecentos, quando o público de Lisboa se dirigia ao Bairro Alto de São Roque para assistir às óperas de bonecos de António José da Silva. O presente estudo centra-se na reconstituição da história do Teatro do Bairro Alto da Lisboa pombalina, recuperando o seu repertório e, também, os nomes e as funções das gentes que estiveram envolvidas na produção de espectáculos, desde os empresários aos carpinteiros do teatro. Constituído por actores e músicos portugueses, e bailarinos italianos, confirma-se a existência de uma companhia de dimensões consideráveis, sustentada por uma empresa ambiciosa, cuja constituição e organização permitiu oferecer espectáculos atractivos. O ensaio complementa-se com uma análise da gestão da máquina teatral, que se organizava em função da regularidade da exibição dos espectáculos, recorrendo a mecanismos contratuais que controlassem e previssem eventuais dificuldades. Finalmente, a actividade do Teatro do Bairro Alto é localizada no tecido ideológico e confrontada com a acção e objectivos das instituições políticas.

The Bairro Alto Theatre was built within the palace of the Count of Soure Count of Soure’s palace at the top of the Rosa das Partilhas Street on the initiative of João Gomes Varela, who joined a woodcarver (João da Silva Barros) and a stonemason (Francisco Luís). From 1761 to 1775, the new theatre occupied the area that gained notoriety in the first half of the 1700s, when Lisbon public headed to Bairro Alto de São Roque to attend to António José da Silva puppet operas. This study focuses on the reconstruction of the history of the Bairro Alto Theatre in Pombaline Lisbon by recovering its repertoire and the names and roles (from entrepreneurs to theatre carpenters) of the people who were involved in theatre creation. The company included actors and musicians of Portuguese nationality, and Italian dancers, thus confirming its status as a company of considerable size supported by an ambitious institutional body whose composition and organization made it possible to offer attractive shows. Also a description of businesses and the financial instruments that supported the artistic activity throughout the theatrical seasons is given. Additionally, it was done an analysis of the theatre management, which was organized according to the regularity of the presentations. Lastly, the Bairro Alto Theatre’s activity is confronted with the action and goals of political institutions.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Camões, José António Camilo Guerreiro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents