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A governança universitária : modelos e práticas : o caso da Universidade de Cabo Verde

Author(s): Brito, Arnaldo Jorge Mendes de

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32325

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Tese de doutoramento, Educação (Administração e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O ensino superior é um dos setores que nos últimos tempos vem ganhando maiores atenções dos governos e das sociedades, de uma forma geral, pelo valor que representa na promoção do desenvolvimento socioeconómico dos países e, nessa perspetiva, a governação da Universidade ganhou relevância sem precedentes (Youssef, Santos & Guerra, 2010). Nesta investigação, debruçamo-nos sobre a governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), tendo a seguinte pergunta de partida: Como se processou a governação da Universidade de Cabo Verde no período de 2006 a 2015? Com este propósito, optamos pela metodologia qualitativa e aplicamos as técnicas de entrevista e pesquisa documental para obtenção de dados, sendo que a entrevista cobriu um universo de 23 atores, selecionados em função das suas implicações, ou eventuais implicações, no processo de governação da Uni-CV. Numa perspetiva descritiva, concluímos que: (i) a Uni-CV precisa reforçar o desenvolvimento do conceito de stakeholders internos e externos e um maior envolvimento destes no processo da sua governação; (ii) o financiamento é o maior desafio, compromete a sua autonomia institucional e pode afetar o cumprimento da missão; (iii) Não obstante a inexistência de um plano estratégico para o desenvolvimento das suas atividades de docência, esforços tem sido feitos para qualificar o corpo docente. No entanto, as de investigação e transferência do conhecimento constituem sérios desafios. Duma perspetiva mais interpretativa, concluímos que o processo de governação institucional se configura num modelo que se situa entre o colegial e o burocrático, ambos modelos pouco abertos à participação. Deste modo, os resultados globais apontam para a fragilidade do modelo de governação adotado e a necessidade da sua melhoria, num esforço conjunto com o Estado, considerando a responsabilidade deste em assegurar o acesso, equidade, qualidade e a sustentabilidade de uma educação para todos.

Higher education is one of the sectors that in recent times has been gaining greater attention from governments and societies, in general, for the value it represents in promoting the socio-economic development of countries. In this perspective, university governance gained unprecedented relevance. In this research, we focus on the governance of the University of Cape Verde (Uni-CV), having as a starting question: How was the governance of the University of Cape Verde carried out in the period from 2006 to 2015? With this purpose, we opted for the qualitative methodology and applied interview techniques and documentary research to obtain data, and the interview covered a universe of 23 actors, selected based on their implications, or possible implications, in the governance process of the Uni- CV. In a descriptive perspective, we conclude that: (i) Uni-CV needs to reinforce the development of the concept of internal and external stakeholders and their greater involvement in the process of their governance; (Ii) financing is the biggest challenge; Compromises its institutional autonomy and may affect the fulfillment of the mission; (Iii) Notwithstanding the lack of a strategic plan for the development of their teaching activities, efforts have been made to qualify the teaching staff. However, research and knowledge transfer are serious challenges. From a more interpretive perspective, we conclude that the process of institutional governance is configured in a model that is situated between the collegiate and the bureaucratic, both models are not open to participation. In this way, the global results point to the fragility of the governance model adopted and the need for its improvement, in a joint effort with the State, considering its responsibility to ensure access, equity, quality and sustainability of education for all.

Fundação Calouste Gulbenkian

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cerdeira, Luísa, 1956-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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