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O desenvolvimento de competências, numa turma de 11º ano de História A do ensino secundário

Author(s): Marques, Susana Alexandra Correia, 1993-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32456

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desenvolvimento de competências; Recursos; História - Estudo e ensino; Meio social; Liberalismo; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História do 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O presente trabalho pretende demonstrar como se efetuou o desenvolvimento de competências numa turma de 11º de História A do Ensino Secundário, na Escola Secundária da Baixa da Banheira. No contexto da prática profissional referente ao Mestrado em Ensino de História 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. As competências são uma componente essencial de todas as disciplinas e na História adquirem uma maior relevância, pois possibilitam um ensino menos centrado nos conteúdos e mais voltado para uma educação que prepara os alunos para todos os aspetos da vida: sociais, cívicos, profissionais, etc. Ao desenvolver este assunto aludimos à importância da História como uma mais-valia, tanto para os alunos no presente, como para as suas vidas futuras O período lecionado foi o séc. XIX, mais concretamente A implantação do Liberalismo em Portugal e o Romantismo, enquanto expressão da ideologia liberal. Recorreu-se à utilização de recursos eletrónicos que facilitassem a aprendizagens dos alunos – o prezi e o power point – e à realização exercícios variados e atividades que possibilitassem o desenvolvimento de competências. Deu-se relevância a um método que conjugava a exposição com o diálogo, de forma a aproveitar as características da turma e potenciar as suas qualidades. Concluímos que a informação apresentada permite compreender a importância de um ensino da História que desenvolva competências a todos os níveis e não só aquelas que são específicas da disciplina. Assim como, professores que conheçam os seus alunos e que se preocupem em adaptar o seu ensino de forma criativa e sem esquecer os saberes da História, para potenciar e desenvolver as capacidades de cada um deles, tendo em vista um futuro que não é previsível.

The present work intends to demonstrate how the development of competences was accomplished in a class of 11º grade of History A of Secondary Education, in the Secondary School of Baixa da Banheira. In the context of professional practice regarding the Master's Degree in Teaching History 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. Skills are an essential component of all disciplines and in History they acquire a greater relevance, since they enable a less content-centered teaching and more focused on an education that prepares students for all aspects of life: social, civic, professional, etc... In developing this subject we allude to the importance of History as an asset, both for students in the present and for their future lives The period taught was the century XIX, more specifically The implantation of Liberalism in Portugal and Romanticism, as an expression of the liberal ideology. We resorted to the use of electronic resources that facilitated the learning of the students – the prezi and the power point – Also was carried out a variety of exercises and activities that enabled the development of competencies. Relevance was given to a method that combined the enunciation with the dialogue, in order to take advantage of the characteristics of the class and to enhance their qualities. We conclude that the information presented allows us to understand the importance of a history teaching that develops competences at all levels and not only those that are specific to the discipline. As well as teachers who know their students and who are concerned with adapting their teaching in a creative way and without forgetting the knowledge of history, in order to enhance and develop the capacities of each student, in view of a future that is not predictable.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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