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Santa Teresa de Jesus na azulejaria e pintura do século XVIII

Author(s): Marinho, Lúcia Maria Rodrigues

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32651

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F76753%2F2011/PT;

Subject(s): Teresa de Jesús, Santa, 1515-1582 - Na arte; Azulejo - Portugal - séc.18; Pintura - Portugal - séc.18; Teses de doutoramento - 2018; Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia; Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia; Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia


Description

É nossa intenção revelar a importância e a forma como Santa Teresa de Jesus (ou Santa Teresa de Ávila como também é conhecida) foi entendida na conjuntura artística portuguesa da centúria de Setecentos. Assim, o presente estudo incide na caracterização e análise dos ciclos azulejares e de pintura de temática teresiana que integram a decoração de numerosos espaços religiosos portugueses desse período. Para tal, foi necessário conhecer foram as origens da Ordem dos Carmelitas Descalços, fundada por Santa Teresa em 1562 no contexto do Concílio de Trento, e aprofundar o conhecimento da sua personalidade em todos os níveis que a distinguem: mulher, freira, escritora, reformadora, fundadora, mística e santa. A problematização sobre a existência ou não de uma “arquitectura carmelita” permitiu compreender a realidade arquitectónica dos cenóbios teresianos em território nacional e, consequentemente, o modo como a decoração foi neles integrada. Igualmente constatou-se que existiam três formas diferentes de retratar a santa carmelita. A primeira, na decoração in situ dos espaços conventuais Carmelitas Descalços, em particular nos conventos femininos; a segunda, assinalando a sua presença em programas decorativos “distintos” de outras ordens religiosas, e a terceira, identificando obras de cariz teresiano em contexto museológico. Através da concretização de um estudo iconográfico e iconológico foi possível, segundo os preceitos tridentinos, apreender o uso das imagens sobre Santa Teresa de Jesus, na sua dimensão ideológica e conceptual. Procurou-se, igualmente, definir qual o discurso que essas múltiplas figurações pretendiam comunicar e como hoje ainda o fazem, bem como as ideias por elas veiculadas, os seus significados e códigos de representação. Todos estes aspectos reforçaram a mensagem desta mulher e a sua imagem, criando as condições que permitiram à Ordem por ela (re)fundada de assumir um novo protagonismo em Portugal na sequência da Restauração de 1640 pelo apoio expresso à nova dinastia.

It is our intention to reveal the importance and in what way Saint Teresa of Jesus (or Saint Teresa of Ávila as she is also known) was understood in the Portuguese artistic context of the 18th century. The present study focuses on the characterization and analysis of the series in azulejo (tile) and paintings of Teresian subjects, that integrate the decoration of a large number of Portuguese religious spaces of this time. For this, it was necessary to understand the origins of the Order of the Barefooted Carmelites, founded by Saint Teresa in 1562, in the context of the Council of Trent, and to know better her personality on all levels that distinguish her: woman, nun, writer, reformer, foundress, mystic and saint. The problematization of the existence or not of a "Carmelite architecture" made it possible to understand the architectural reality of the Teresian monasteries in Portuguese territory and, consequently, the way in which the decoration was integrated in these spaces. Likewise, it was determined that there were three different ways of portraying Saint Teresa of Jesus. The first was the in situ decoration of convents of the Barefooted Carmelites, particularly in the female convents; the second was her presence in decorative programs of other religious orders; and the third were Teresian Art works in museums. Through the implementation of an iconographic and iconological study, it was possible, according to the Tridentine rules, to apprehend the use of images of Saint Teresa of Jesus in both its ideological and conceptual aspects. It was also sought to define what discourse these multiple images aimed to communicate, in the past and nowadays. In another level it was important to define the ideas they conveyed, their meanings and their codes of representation, which reinforced her message and her image, creating the conditions that allowed the Order that she (re)founded to assume a new role in Portugal following the Restoration of Portuguese Independence in 1640 by expressing their support to the new dynasty.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serrão, Vítor Manuel Guimarães Veríssimo; Pais, Alexandre Manuel Nobre da Silva
Contributor(s) Marinho, Lúcia Maria Rodrigues
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