Author(s):
Santos, Ana Sofia Wahnon Flamengo
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32970
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Liderança; Trabalho de equipa; Satisfação; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
O objetivo deste estudo é perceber o impacto que os comportamentos do líder têm na satisfação dos colaboradores. Adicionalmente, este estudo também procura investigar se existe alguma influência do trabalho em equipa nesta relação. De modo a estudar as variáveis em questão foi pedido aos participantes que respondessem a um questionário que avalia as suas perceções em relação aos comportamentos do líder, à sua satisfação e no que diz respeito ao trabalho em equipa. As hipóteses propõem que o comportamento do líder tem uma relação positiva com a satisfação, que trabalhar em equipa tem relação positiva com satisfação e também que a relação entre comportamento do líder e satisfação é moderada pelo trabalho em equipa, de tal maneira que esta relação é mais forte em indivíduos que consideram que trabalham menos em equipa. As hipóteses propostas foram corroboradas pelos resultados, concluindo-se que existe, de facto, uma moderação do trabalho em equipa. Finalmente, este estudo refere algumas implicações práticas e faz algumas sugestões para investigações futuras.
The aim of this study is to understand the impact of the leader’s behavior in worker satisfaction. Additionally, this study also aims to investigate if teamwork influences this relation. In order to study the variables in question, it was asked to the participants that they answer a questionnaire that evaluates their perceptions on their leader’s behavior, their satisfaction and teamwork. The hypotheses suggest that the leader’s behavior has a positive relation with satisfaction, that working on a team has a positive relation with satisfaction, and that the relation between the leader’s behavior and satisfaction is moderated by teamwork, in a way that the relation is stronger in individuals that consider that they work less in teams. The proposed hypotheses were corroborated by the results, making it possible to conclude that there is moderation by teamwork. Finally, this study refers some practical implications and offers some suggestions to future research.