Author(s):
Gonçalves, Sandra Maria Carlos, 1976-
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33035
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Oralidade; Abordagem comunicativa; Prática pedagógica; Ensino básico (3º Ciclo); Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
O uso da Abordagem Comunicativa e das técnicas de Peer Correction para desenvolver a competência oral em sala de aula corresponde a um relatório de prática supervisionada em Ensino de Inglês (Competência de Produção Oral), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino. O projeto didático, a que se refere o presente estudo, combinou pesquisa científica e trabalho de campo na Escola Básica (EB) de 2.º e 3.º ciclo João Villaret (Loures), tendo como destinatária de ensino uma turma de 9.º ano de escolaridade com 19 alunos. Alicerçando-se nas teorias de Richards (1983) relacionadas com as abordagens alternativas do ensino das línguas, a Unidade Curricular, sob o tema Racismo e Discriminação (Racism and Discrimination), foi lecionada num período de 450 minutos (distribuídos por 5 aulas de 90 minutos cada) e debruçou-se particularmente sobre a importância do uso de técnicas da abordagem comunicativa, no desenvolvimento das competências orais em sala de aula.
The use of the Communicative Approach and Peer Correction techniques in order to develop oral skills in the classroom corresponds to a supervised practice report in Teaching English (Oral Production Competence) held under a Master Degree in Teaching. The didactic project, referred to this study, combines scientific research and field work at the 2nd and 3rd cycle João Villaret´s Basic School (Loures), on a 9th grade group with 19 students. Grounding itself in Richards theories (1983) related to the alternative approaches of language teaching, the unit under the Racism and Discrimination topic was taught in a 450-minute period (spread over 5 classes of 90 minutes each) and leaned particularly on the importance of using techniques of the Communicative Approach in the development of oral skills in the classroom.