Author(s):
Silva, Pedro Miguel Henriques Ramalho da
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33069
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Perspectiva; Percepção; Anamorfose; Cultura visual; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
O presente relatório resulta da implementação de um projeto pedagógico em duas turmas do 9.º ano na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães, em Alverca do Ribatejo, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os conteúdos abordados nas práticas educativas inserem-se no programa da disciplina de Educação Visual, assim como nas metas curriculares respeitando o domínio de referência 9, Representação, os objetivos gerais 4, 5 e 6 e respetivos descritores de desempenho. A didática foi implementada de acordo com três eixos: contextualização, através da História da Arte; familiarização, através da manipulação de recursos didáticos; conceção, através da criação de peças baseadas na obra de “1010”, produzidas em trabalho de grupo, cujo resultado fosse passível de ser exposto na escola. Partindo da comparação como metodologia de análise, propôs-se e aplicou-se uma didática que assenta, por um lado, num ponto de vista histórico sobre a perspetiva como ponto de partida e contextualização da didática e, por outro lado, como o conhecimento sobre a perspetiva permite manipular a perceção sobre um objeto ou um espaço através da expressão artística. A questão inicial sobre turmas de nível e a diferença de desempenho entre dois grupos de alunos aparentemente opostos, motivou a metodologia. Contudo, a prática e a vivência com os alunos vieram a revelar outros aspetos, que levaram à reflexão sobre as desigualdades no meio escolar e como estas se manifestam no seio da sala de aula e no seu desempenho. Estas desigualdades que, maioritariamente, se manifestam ao nível material têm repercussão no desenvolvimento dos trabalhos, na motivação dos alunos e na sua relação com a disciplina. Observou-se uma correlação entre a criação de turmas com base no perfil dos alunos, o desempenho das mesmas, a autoimagem dos alunos e a perceção que os docentes têm das turmas.
This report is the result of the implementation of a pedagogical project in two 9th grade classes at Pedro Jacques Magalhães Basic School in Alverca do Ribatejo, under the Masters of Arts in Teaching of Visual Arts in Secondary and Lower Secondary Education. The contents covered in the educational practices are included in the curricular program of the Visual Education subject, as well as in the curricular goals according to the reference domain 9, Representation, the general objectives 4, 5 and 6 and respective performance descriptors. The didactics were implemented according to three axes: contextualization, through the Art History; familiarization, through the manipulation of didactic resources; design, through the creation of pieces based on the work of "1010", produced in group work, the result of which would be exhibit in the school. The starting point of this project is a comparison, as methodology of analysis, and the didactics which was proposed and applied presented a historical point of view about the perspective and, on the other hand, how knowledge about it allows manipulating the perception. However, starting from an initial question about the difference in performance between two apparently opposing classes, the practice and the experience with the students revealed other aspects that led to the reflection on the inequalities in the school environment, as these are manifested in the classroom and in student performance. These inequalities, which are manifested mainly at the material level, have repercussions on the development of the work, the motivation of the students and their relationship with the subject. It was observed a correlation between the creation of classes based on the profile of the students, their performance, the self-image of the students and the perception that the teachers have of the classes.