Document details

Da árvore ao desenho

Author(s): Alvim, Leonor Maria de Noronha Wagner Castelino e, 1993-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33071

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Desenho; Árvore; Educação artistica; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O presente relatório procura reunir os elementos necessários à compreensão de um trabalho de intervenção lectiva, desenvolvida no âmbito da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária Rainha Dona Amélia, na disciplina de Desenho A, com a turma de 10º ano de Artes Visuais. Em conjunto com o professor cooperante Francisco Agostinho foi desenvolvida uma unidade de trabalho transversal ao programa de Desenho, constituída por 9 unidades de trabalho, com a duração de 27 aulas de 90 minutos, procurando que cada uma contribuísse de maneira diferente para “aprender a ver”. A intervenção lectiva intitulada Da árvore ao desenho procurou suscitar uma aprendizagem baseada na diversidade de experiências e actividades, com recurso a diferentes meios, processos de trabalho e materiais. Teve como principais objectivos o conhecimento e articulação entre a percepção e representação do mundo visível, o desenvolvimento de modos próprios de expressão e comunicação visual, utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho, a exploração dos diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, adquirindo o gosto pela exploração gráfica, com abertura a novos desafios e ideias Tendo como base o desenho de formas naturais e através das diferentes propostas de formas de ver, pretendeu-se compreender de que modo o contacto com a natureza propicia experiências estéticas, utilizando o desenho como educador da visão e instrumento para conceber e comunicar a percepção sobre o mundo visível.

This report aims at gathering the necessary elements for the understanding of a teaching intervention project, developed as part of a supervised teaching experiment, at Rainha Dona Amélia Secondary School, in the discipline of Design A, with a 10th grade Visual Arts class. Together with the teacher Francisco Agostinho, a work unit was developed that was transversal to the Drawing program, consisting of 9 work units, with a duration of 27 90-minute classes, each one of which would contribute to different ways to "learn how to observe". The lecture titled "From Tree to Drawing" sought to stimulate learning based on the diversity of experiences and activities, using different mediums, work processes and materials. Its main objectives were the discovery and connection between the perception and representation of the visible world, the development of one's own means of expression and visual communication, using efficiently the diverse resources of the drawing, the exploration of the different mediums, materials, instruments and processes, acquiring a taste for graphic exploration, with openness to new challenges and ideas. Based on the drawing of natural forms and through different suggested modes of observation, it was intended to understand how the contact with nature provided aesthetic experiences, using drawing as a vision educator and instrument to conceive and communicate the perception of the visible world.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rego, Domingos, 1965-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents