Document details

O efeito recíproco entre o engagement académico e o burnout em estudantes de medicina : "os melhores anos das suas vidas?"

Author(s): Paiva, Francisco Beja de Craveiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33100

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Burnout; Engagement; Estudantes de medicina; Estudo longitudinal; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017

Considerando as evidências do impacto que os efeitos do burnout e do engagement têm ao nível do desempenho de atividades laborais cuja interação com clientes é elevada, e à escassez de estudos efetuados em estudantes que frequentam cursos nessas áreas, o presente estudo procura investigar a relação entre o burnout e o engagement em estudantes de medicina, recorrendo a uma análise longitudinal. Para tal, foi aplicado um questionário, em dois momentos diferentes separados por um ano, onde estavam incluídas as escalas de medida do burnout e do engagement a uma amostra de 165 estudantes de medicina Portugueses e Espanhóis. Os resultados demonstraram uma relação negativa entre o engagement em T1 e o burnout em T2, e uma relação negativa entre o burnout em T1 e o engagement em T2. Os resultados permitiram observar, também, que a influência negativa do burnout (T1) no engagement (T2) é mais significativa do que a influência do engagement (T1) no burnout (T2), o que nos permite afirmar que é mais importante prevenir o aparecimento de burnout do que promover o engagement no primeiro momento.

Considering the evidences of the impact that the effects of burnout and engagement have on the level of performance of work activities whose interaction with clients is high, and the scarcity of studies carried out on students who attend courses in these areas, the present study seeks to investigate the relationship between burnout and engagement in medical students, using a longitudinal analysis. To do this, a questionnaire was applied in two different moments separated by a year, which included burnout and engagement measurement scales for a sample of 165 Portuguese and Spanish medical students. The results showed a negative relationship between T1 engagement and T2 burnout, and a negative relationship between T1 burnout and T2 engagement. The results also showed that the negative influence of burnout (T1) on engagement (T2) is more significant than the influence of engagement (T1) on burnout (T2), which allows us to affirm that it is more important to prevent of burnout than to promote engagement in the first moment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Chambel, Maria José, 1962-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents