Author(s):
Jardim, Joana Catarina Ramos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33268
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Jovens; Bairros sociais; Carreira profissional; Desenvolvimento da carreira; Teses de mestrado - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
Projetar no futuro possíveis eventos, estabelecer objetivos e planear possíveis caminhos é um dos mecanismos de desenvolvimento de carreira mais desafiantes durante a adolescência e início da idade adulta, e no entanto, para alguns grupos de jovens pertencentes a meios desfavorecidos, o processo de desenvolvimento de carreira pode tornar-se mais difícil, sendo marcado muitas vezes pela ausência de um suporte social positivo e dificuldade no estabelecimento de metas e objetivos ao longo do processo de construção de carreira. O presente estudo procura analisar a forma como os jovens em risco perspetivam o seu futuro vocacional e as influências de variáveis contextuais e individuais no desenvolvimento de carreira. Este estudo envolveu 97 jovens residentes em bairros sociais com um historial de insucesso académico. Através da análise dos resultados é possível observar relações significativas entre as subescalas do inventário da perspetiva temporal e as subescalas do inventário de influências de carreira. Foram encontradas diferenças significativas entres as subescalas (orientação para o presente, para o futuro e visão ansiosa, influências dos professores, experiências académicas e de auto-eficácia, experiências étnicas e de género e eventos sociais negativos) e as variáveis género, idade e composição do agregado familiar. A análise de clusters permitiu identificar três estilos de construção de carreira, com diferentes associações na perspetiva temporal, marcados pelas influências de carreira. Em termos gerais, estes resultados salientam o importante papel do professor na construção de carreia dos jovens em situação de risco, evidenciado também, a importância da orientação temporal para o futuro destes jovens.
Projecting certain events in the future, establishing goals and planning life paths is one of the most challenging career development mechanisms that occur during the adolescence and beginning of adulthood. However, for underprivileged youngsters, the career development process may become more difficult and often tainted with the absence of positive social support and difficulty in establishing goals. The present investigation aims to analyse the way young people envision their vocational future and the influence of contextual and individual variables in their career development. This study involved 97 young people residing in underprivileged neighbourhoods with a history of academic failure. Through data analysis, it is possible to observe significant relationships between the subscales of the time perspective inventory and the subscales of the career influence inventory. Significant differences were found between the subscales (present orientation, future orientation and anxious vision of the future; teacher influences; academic experiences; self efficacy; ethnic and gender experiences; and negative social events) and some sociocontextual variables like gender, age and cohabitation. Cluster analysis allowed the identification of three career construction styles, with different associations in the temporal perspective, marked by career influences. In general, these results highlight not only the important part played by the teacher in terms of career construction in underprivileged youngsters, but also the main role of temporal orientation in their future.