Document details

Ensino de formulários web dinâmicos para acesso a ficheiros recorrendo à aprendizagem baseada em projetos

Author(s): Almeida, João Manuel Dias de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33417

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Páginas Web; PHP (Linguagens de programação); Informática - Estudo e ensino; Aprendizagem; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Introdução à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa, refere-se à descrição da experiência da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Gago Coutinho, junto de uma turma do 11ºano dum curso profissional. O trabalho tem como referência os objetivos estabelecidos para o módulo de Páginas Web Dinâmicas da disciplina de Redes de Comunicação do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. No mesmo, são abordados conceitos de programação recorrendo à linguagem de programação PHP, especificamente no uso de formulários na gestão de dados em ficheiros. A criação de páginas Web é essencialmente uma atividade prática e criativa, para além de envolver o uso constante da Internet. Como tal, optamos por recorrer a metodologias ativas e colaborativas, centrando a intervenção nos perigos e questões de segurança decorrentes do uso da Internet, nomeadamente os relacionados com a criação de páginas Web adulteradas e a difusão de códigos maliciosos. Atendendo às dificuldades identificadas por alguns autores no ensino dos princípios da programação a alunos do secundário, foi desenvolvido um conjunto de estratégias e atividades que culminaram na realização de um projeto. Como estratégias de implementação foram utilizadas as Metodologias Project Based Learning (PjBL) e uma estratégia de trabalho Top-Down (Cima para baixo). A metodologia Project Based Learning refere-se a uma forma de organização do ensino baseada na resolução de problemas concretos, já a estratégia Top-Down parte duma visão global, até chegarmos a um nível de detalhe que permita implementar diretamente o produto final. Essa estratégia, focada na realidade profissional, visa fornecer ao estudante um contexto real concreto e um carácter motivacional para a aprendizagem, privilegiando a autonomia e o sentido de responsabilidade sob a orientação do professor. Pretendeu-se ainda aferir das vantagens pedagógicas sentidas por uma turma de alunos de secundário profissional com a adoção destas abordagens ao mesmo tempo que se procuraram identificar as principais dificuldades sentidas pelos alunos.

The following report, completed within the scope of the Introduction to Professional Practice IV of the Master's Degree Course in Informatics Teaching at the University of Lisbon, refers to the description of the experience of supervised teaching practice held at the Gago Coutinho High school, with a group of the 11th year of a professional course. The work has as a reference the objectives established for the module of Dynamic Web Pages of the academic subject - Communication Networks of the Professional Course of Management and Programming of Computer Systems-. At the same time, programming concepts are approached using the programming language PHP, specifically in the use of forms in the management of data in files. The creation of web pages is essentially a practical and creative activity; in addition, it involves the constant use of the Internet. As such, we have chosen to use active and collaborative methodologies, focusing intervention on the dangers and security issues arising from the use of the Internet, namely those related to the creation of adulterated Web pages and the dissemination of malicious code. Given the difficulties identified by some authors in teaching the principles of programming to secondary school students, a set of strategies and activities were developed that culminated in the creation of a project. As implementation strategies were used the Project Based Learning (PjBL) Methodologies and a Top-Down work strategy (from up to down). The Project Based Learning methodology refers to a method of educational organization based on solving concrete problems, since the Top-Down strategy starts from a global vision, until we reach a level of detail that allows us to directly implement the final product. This strategy, focused on the professional reality, aims to provide the student with a real concrete context and a motivational character for learning, privileging the autonomy and sense of responsibility under the guidance of the teacher. It was also intended to assess the pedagogical advantages felt by a group of secondary students with the introduction of these approaches while trying to identify the main difficulties experienced by these students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-; Moniz, Luís Manuel Ferreira Fernandes, 1968-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents