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Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial

Author(s): Geraldes, Hugo Caetano, 1989-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33444

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Artes visuais; Desenho; Espaço; Ensino; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

Inserido na disciplina de Desenho A, a Unidade de Trabalho “Espaço Escola” foi executada no 3º Período do ano letivo 2016/ 2017, na Escola Secundária Stuart Carvalhais de Massamá, numa turma do 12º ano do curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais. Realizada no contexto de Prática de Ensino Supervisionada, a Unidade de Trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento dos processos cognitivos e a potencialização do pensamento visual dos alunos. Procura-se o enobrecimento da perceção humana através da experiência do desenho, conjugando formalidade técnica com a criatividade natural. Como fundamento investigativo, são apresentados precedentes históricos do Espaço na Arte como pistas para a perceção humana, com destaque para o pensamento de Edward T. Hall; metodologias e técnicas que agilizem o processo sensorial, com destaque para a visão, no discurso visual, com pensadores da área como Francis Ching; processos que potenciem a aprendizagem na disciplina de Desenho A, como a Intuição e o Intelecto, estudo desenvolvido por Rudolf Arnheim; e processos metacognitivos que estimulem a aprendizagem como ato pessoal, através de uma orientação construtivista, teorias pedagógicas de Arthur Efland e Carlinda Leite. As ramificações cientificas, filosóficas e artísticas que advêm da interligação dos saberes resultam na planificação e desenvolvimento desta Unidade de Trabalho. Os resultados deste estudo de caso serão assim apresentados como ferramenta para estudos posteriores no campo do desenvolvimento sensorial, edificador construtivo da realidade e potencializador de novos juízos do mundo.

Inserted in the discipline of Drawing A, the " School Space" Work Unit was executed in the 3rd Period of the 2016/ 2017 school year, at the Stuart Carvalhais Secondary School in Massamá, in a class of the 12th year of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts. Held in the context of Supervised Teaching Practice, the Work Unit has as main objective, the development of cognitive processes and the potentialization of students' visual thinking. It seeks the ennoblement of human perception through the experience of drawing, combining technical formality with natural creativity. As an investigative foundation, historical precedents of Space in Art are presented as clues to human perception, with emphasis on the thought of Edward T. Hall; methodologies and techniques that expedite the sensorial process, with emphasis on the vision in the visual discourse, with thinkers such as Francis Ching; processes that enhance learning in the discipline of Drawing A, such as Intuition and Intellect, a study developed by Rudolf Arnheim; and metacognitive processes that stimulate learning as a personal act, through a constructivist orientation, pedagogical theories of Arthur Efland and Carlinda Leite. The scientific, philosophical and artistic ramifications that come from the interconnection of knowledge result in the planning and development of this WorkUnit . The results of this case study will thus be presented as a tool for further studies in the field of sensory development, constructive means of reality and enhancer of new judgments in the world.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rego, Domingos, 1965-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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