Document details

O impacto da motivação na aprendizagem da língua estrangeira

Author(s): Teixeira, José António Monteiro, 1981-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/33636

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Motivação; Música; Língua inglesa - Estudo e ensino; Prática de ensino; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Sendo a falta de motivação dos alunos considerada um dos maiores obstáculos com os quais se deparam os professores, procurou-se evidenciar, nas atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês, alguns procedimentos a ter no sentido de contrariar esse problema e potenciar a motivação. Entre os vários instrumentos que podem ser utilizados para mitigar ou combater a falta de motivação dos aprendentes figura a música, embora o seu uso seja muito reduzido nas aulas frequentadas pelos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Contrariando esta tendência, durante todo o período da prática de ensino supervisionada usou-se a música não só como uma ferramenta motivacional, mas também como uma ferramenta que contribuiu para a aprendizagem de língua estrangeira. Através da realização de uma tarefa final que implicava uma participação ativa de todos os alunos e através da qual os alunos integrantes da orquestra da escola tiveram a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos musicais, tornou-se evidente que a música leva os alunos a envolverem-se mais nas atividades realizadas e a serem mais participativos. Da utilização da música na sala de aula, concluiu-se que ela impulsiona a motivação e permite trabalhar o Ouvir, o Falar, o Ler e o Escrever, contribuindo para o desenvolvimento destas quatro competências.

Lack of motivation among students is considered to be one of the biggest hurdles facing teachers. This teaching practice report on the activities done in the final year of the Master’s Degree in English and French Teaching was an attempt to show some of the procedures that can be followed in order to overcome this issue and boost students’ motivation. Although music is one of the many tools that can be used to minimize or fight against students’ lack of motivation, it was found that it is seldom used by language teachers in the secondary schools. To counteract this tendency, music was used not only as a motivational tool but also as a tool that can foster foreign language learning. As it became evident in the final task presented by all students, which required a musical performance by those who play in the school orchestra, they are more interested and more participant when the activities done are music-related. The report concluded that the use of music in the classroom can actually increase students’ motivation and that it can help to develop the four basic language skills, that is to say, listening, speaking, reading and writing.

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira - Francês, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Carlos, 1962-
Contributor(s) Teixeira, José António Monteiro, 1981-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents