Author(s):
Correia, Anabela Barros
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/337
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Botelho, Abel, 1856-1917 - Crítica e interpretação; Romance português - séc.20 - História e crítica; Grotesco - Na literatura
Description
Tese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
Neste estudo centra-se a atenção sobre a obra de Abel Botelho, escritor português do século XIX e dos primeiros anos do século XX. Considerado um dos maiores nomes do Naturalismo português, actualmente a sua obra foi relegada ao esquecimento. Com o objectivo de demonstrar a lacuna que representa tal esquecimento, em primeiro lugar, fez-se uma abordagem da sua obra, tendo como núcleo de reflexão o ciclo Patologia Social, série de cinco romances pelos quais o escritor se tornou mais conhecido. Considerou-se ainda relevante focar alguns aspectos da recepção da obra botelhiana, de modo a comprovar a sua relevância no seu tempo. Sendo um escritor naturalista, Abel Botelho seguiu a estética naturalista, uma poética traída nos seus preceitos pelos seus escritores, em cuja escrita irrompe o grotesco, a deformação da realidade objectiva que realistas e naturalistas tentaram captar. Abel Botelho não foi excepção e, portanto, demonstrou-se a relação entre o grotesco e a estética naturalista. Delimitou-se a análise do grotesco na obra de Abel Botelho ao quarto romance do ciclo Patologia Social, Fatal Dilema. Nessa análise salientaram-se as manifestações do grotesco, que, na escrita botelhiana, se evidencia com os seus contrastes, em imagens do sublime e da beleza. Na segunda parte da análise, verificou-se o poder do delírio e da emoção, ao deformar a representação naturalista da realidade, mediante distorções e símbolos, que criam uma visão grotesca do mundo representado e confirmam o grotesco como registo dominante na ficção botelhiana.
In this study the attention is centered upon Abel Botelho's work, Portuguese writer of the 19th century and 20th century's early years. Considered one of the greatest names of the Portuguese Naturalism, his work was nowadays relegated to obliviousness. With the purpose of demonstrate the lacuna that such obliviousness represents, on the first place, it was made a broaching of his work, having as nucleus of reflection the cycle Patologia Social (Social Pathology), series of five novels by which the writer became most known. It was still considered relevant to focus some aspects of the reception of Botelhian work, in order to prove its relevance in its time. As a naturalist writer, Abel Botelho followed the naturalist aesthetics, a poetics betrayed in its precepts by its writers, in whose writing spouts out the grotesque, the deformation of the objective reality that realists and naturalists tried to catch. Abel Botelho was not an exception and, therefore, it was demonstrated the relation between the grotesque and the naturalist aesthetics. The analysis of the grotesque in Abel Botelho's work was delimited to the fourth novel of the cycle Patologia Social (Social Pathology), Fatal Dilema (Fatal Dilemma). In that analysis were pointed out the manifestations of the grotesque, which, in the Botelhian writing, stands out with its contrasts, in images of the sublime and beauty. In the second part of the analysis, it was verified the power of delirium and emotion, when deforming the naturalist representation of reality, through distortions and symbols, which create a grotesque vision of the represented world and confirm the grotesque as a dominant register in the Botelhian fiction.