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Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste

Author(s): Lourenço, Soraia Valy Mamade Feiteira

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/372

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua portuguesa como língua estrangeira - São Tomé e Príncipe; Ensino de línguas; Formação de professores


Description

No presente trabalho pretende-se reflectir acerca do ensino da língua portuguesa em Timor-Leste, apresentando propostas que visem desenvolver a competência comunicativa dos professores timorenses, contribuindo para melhorar a sua competência em ensino, promovendo a sua plena integração no espaço lusófono. A reflexão tem como ponto de partida uma descrição dos parâmetros actuais do ensino da língua portuguesa nesse país, apoiada por uma imagem do contexto linguístico timorense, concluindo com propostas de contextualização do português em Timor-Leste, a fim de identificar metodologias específicas para o seu ensino e aprendizagem. O projecto apresentado procurou conceber um plano de formação contínua de professores e ainda fornecer linhas de orientação para a concepção de um quadro de referência para o ensino do português naquele país. Para isso realizaram-se dois diagnósticos: i) diagnóstico de análise de necessidades do público-alvo, restringindo-se aos professores do distrito de Lautém; ii) diagnóstico da análise da competência linguística, incidindo na componente escrita, aos professores timorenses de três distritos do país, Lautém, Manatuto e Bobonaro. A análise dos resultados de ambos os diagnósticos permitiu apresentar propostas que contribuam para a concepção de um plano de formação contínua dos professores timorenses dos ensinos primário, pré-secundário e secundário e para a construção de um quadro de referência para o ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste.

In the present work it is intended to offer some thoughts about the teaching of Portuguese language in East Timor, presenting proposals to develop the communicative ability of Timorese teachers, helping to improve their teaching ability, promoting their full integration into the Lusophone context. The discussion is based on a description of the current parameters of the Portuguese teaching in that country, supported by an image of Timorese linguistic context, concluding with proposals for the contextualization of the Portuguese language in East Timor to identify specific methodologies to its teaching and learning. The current project sought to design a plan of continuous training of teachers and also provide guidelines for the design of a framework for the teaching of Portuguese language in the country. In order to that, were applied two diagnoses: i) diagnosis of needs analysis of the public, restricted itself to teachers in the district of Lautem; ii) diagnostic analysis of the linguistic ability, focusing on the writing component, to teachers of three East Timorese districts, Lautém, Manatuto e Bobonaro. The results of both diagnosis allowed to present proposals that will help design a plan for continuous training of Timorese teachers of primary, pre-secondary and secondary grades and the construction of a framework of reference for the teaching of Portuguese language en East Timor.

Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Contributor(s) Lourenço, Soraia Valy Mamade Feiteira
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