Author(s): Henriques, Henrique Carlos Morais Pestana
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3794
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Literatura; Hermenêutica; Filosofia literária; Teses de mestrado - 2003
Author(s): Henriques, Henrique Carlos Morais Pestana
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3794
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Literatura; Hermenêutica; Filosofia literária; Teses de mestrado - 2003
Tese de mestrado, Teoria da literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2003
Esta tese acompanha a autobiografia intelectual de alguém interessado pelas relações entre a arte, a moral e a política. O primeiro capítulo está construído em redor da noção de que a arte não pode ser estudada independentemente das suas relações com outros aspectos da vida humana. O segundo capítulo, o mais extenso, tenta perceber, através do confronto das versões da interpretação de E. D. Hirsch e Donald Davidson, o que pode ser verdade sem dogmatismo. O terceiro capítulo explora algumas consequências no plano social da teoria de verdade e interpretação herdada do capítulo anterior.
ABSTRACT: This dissertation expresses the intellectual autobiography of someone interested in the relations between art, morals and politics. Chapter I is built around the notion that art cannot be properly understood independently from other fields of human activity. Chapter II, the longest, attempts to understand the role of truth in a non-dogmatic way, through a critical exam of two rival versions of interpretation, namely E. D. Hirsch’s and Donald Davidson’s. Chapter III explores some social consequences of the account of truth and interpretation developed in Chapter II.
Trabalho realizado com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Fundo Social Europeu no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio