Document details

A aprendizagem por problemas no ensino da informática : aplicação do método em alunos do 10.º ano, do curso profissional de técnico de multimédia

Author(s): Costa, Ana Lúcia Fernandes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4113

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino da informática; Design por computador; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011

O presente documento descreve a minha experiência durante a Prática de Ensino Supervisionada, respeitante à disciplina de Introdução à Prática Profissional IV – Informática, do Mestrado em Ensino de Informática, da Universidade de Lisboa. Esta actividade foi desenvolvida na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, e teve a duração de cinco aulas de noventa minutos. A turma participante pertencia ao décimo ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia (Anexo A- Plano de Estudos do Curso de Técnico de Multimédia). Da componente de formação técnica do curso foi seleccionada a disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais e, dentro do currículo desta, o módulo de Design Multimédia, mais concretamente os conteúdos relativos a Noções de Layout (Anexo B – Elenco Modular da Disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais). Neste relatório são explicitadas as práticas e técnicas pedagógicas aplicadas, nomeadamente no que diz respeito a documentos de apoio criados, métodos utilizados em aula, estratégias de avaliação e resultados obtidos. É feita, em primeiro lugar, uma breve explicação da problemática a analisar (a utilização do método de Problem Based Learning no ensino da informática) seguida de uma breve caracterização do curso, da disciplina e da subunidade leccionada. Logo após é feito o enquadramento curricular, onde são explicados, sucintamente, os principais conteúdos leccionados na subunidade. Segue-se o enquadramento metodológico, onde faço uma breve abordagem ao método de Problem Based Learning. A escola onde ocorreu a intervenção é caracterizada, sucintamente, bem como a turma, e são apresentados os métodos de recolha de dados e informação, bem como a análise dos resultados da aplicação dos mesmos. Após o relato da forma como decorreu a intervenção, termino o relatório com uma análise pessoal do trabalho desenvolvido e dos resultados observados.

This paper describes my experience during the Supervised Teaching Practice, concerning the subject Introduction to Professional Practice IV - Computer Science, of the Master of Education from the University of Lisbon. This activity was developed in the High School D. Dinis in Lisbon, and lasted for five classes of ninety minutes. The participant class belonged to the tenth grade of the Professional Technical Multimedia’s course (Appendix A – Course of Multimedia Technician’s Study Plan). From the technical training component of the course was selected the subject of Design, Communication and Audiovisual, and within this curriculum, the module of Multimedia Design, more specifically the content relating to Understanding Layout’s basics (Appendix B – Syllabus of the subject of Design, Communication and Audiovisual). That report explains the applied practices and teaching techniques, particularly with regard to supporting documents created, methods used in the classroom, evaluation strategies and results. Firstly is made a brief explanation of the issue to be analyzed (using the method of Problem Based Learning in the teaching of computer science) followed by a brief description of the course, discipline and taught subunit. Shortly after are presented the curricular guidelines that will explain, briefly, the main contents taught in the subunit, followed by the methodological guidelines, with a short approach to the method of Problem Based Learning. The school and the class where the intervention occurred are characterized briefly and, afterwards, are presented the methods of data collection and reporting, and analyzed their application’s results. After the description of how the intervention took place, I conclude the report with a personal analysis of the work done and the results observed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo