Author(s): Veloso, Maria Graciosa ; Ponte, João Pedro da
Date: 1993
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4226
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): TIC; Professor; Matemática; Calculadora; Práticas profissionais
Author(s): Veloso, Maria Graciosa ; Ponte, João Pedro da
Date: 1993
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4226
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): TIC; Professor; Matemática; Calculadora; Práticas profissionais
A apropriação de uma ideia ou de um instrumento é um processo de domínio progressivo que permite que essa ideia ou instrumento se vá tornando uma ferramenta de pensamento e de acção. Leva, assim, a encarar e resolver situações problemáticas num quadro de referência mais lato e novas formas de encarar a realidade. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre diferentes modos de apropriação da calculadora, enquanto ferramenta educativa, por parte de professores de Matemática que participaram num programa de formação realizado durante um ano lectivo. Procurar-se-ão relacionar os modos de utilização pedagógica da calculadora com os diferentes níveis de apropriação identificados.