Author(s):
Moreninho, Tiago Alexandre Monteiro Rebelo
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4992
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Modelo de Rasch; Bateria de Raciocínio Crítico; Teses de mestrado - 2011
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
O presente trabalho de investigação aplicada centra-se na temática da equivalência intercultural, e consiste no estudo de uma bateria de testes de aptidões, utilizada em diversas organizações nacionais e internacionais, em contextos de avaliação psicológica – Bateria de Raciocínio Crítico (CRTB). Partiu do pressuposto de que as versões originais e as versões adaptadas de cada teste são equivalentes, e procedeu à comparação entre as versões do Reino Unido (original) e de Portugal, da Austrália e da África do Sul (adaptações), e de Portugal (original) e Moçambique (adaptação). Partindo de um total 4946 respostas a três testes de aptidões - Verbal, Numérico e Diagramático - foi efectuado o estudo do Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF), nas versões aplicadas nos cinco países, com recurso a metodologia baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), nomeadamente, pela aplicação do Modelo de Rasch. Detectou-se a presença de DIF em alguns itens, nos vários testes, o que pode comprometer a equivalência intercultural das diferentes versões. Contudo, a análise efectuada não permitiu concluir que os testes são, na sua globalidade, culturalmente enviesados, devido a limitações na qualidade dos dados amostrais disponíveis. Este estudo alertou para a necessidade de averiguar a qualidade dos conteúdos dos itens e para a conveniência da utilização conjunta de Métodos Estatísticos e dos Juízes, nas adaptações de testes, assim como para a necessidade de interpretação cautelosa, em decisões de selecção que tenham por base os resultados de instrumentos psicométricos adaptados. Adicionalmente, reuniu evidências das potencialidades e vantagens da metodologia TRI para a investigação em Psicologia Intercultural.
This applied research project focuses on the problem of cross-cultural equivalence and aims at studying an ability test battery, used in psychological assessments from different national and international organizations – the Critical Reasoning Test Battery (CRTB). It was based on the assumption that both the original and the adapted versions must be equivalent and it compares the version used in the United Kingdom (original) with the one used in Portugal, in Australia and in South Africa (adaptations), as well as the version used in Portugal (original) with the one used in Mozambique (adaptation). From a total of 4946 responses to three ability tests – Verbal, Numerical and Diagrammatic – the presence of Differential Item Functioning (DIF) was studied on the versions applied in five countries, through a methodology based on Item Response Theory (IRT), namely the Rasch Model. On several tests, various items flagged DIF, which can compromise the cross-cultural equivalence of the different versions. However, the analysis performed does not allow to conclude that the tests are in general culturally biased, due to sample limitations which interfere with the quality of the available data. This study alerts to the need for investigating the quality of item contents and the convenience of using both Statistical and Judgmental Analysis on test adaptations, as well as to the need for careful interpretation whenever selection decisions are based on adapted psychometric instruments. Furthermore, it shows evidence of the potential and the advantages of applying IRT techniques in Cross-Cultural Psychology research.