Document details

Bem-estar dos educadores de infância em creche no contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social

Author(s): Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/50373

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Bem-estar; educadoras de infância; creche; Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); Well-being; kindergarten teachers; day care; Private Institutions of Social Solidarity (IPSS); Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A presente investigação centra-se no Bem-estar das educadoras de infância que exercem a sua atividade profissional no contexto de Creche, nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). É neste contexto profissional que nasce o nosso interesse pelo estudo e que origina o problema da investigação, concretamente, De que forma os contextos profissionais de creche e o enquadramento legal da profissão, se refletem no bem-estar dos educadores de infância, que aí desenvolvem a sua atividade profissional? Os principais objetivos delineados são:1) Compreender e interpretar as manifestações de bem-estar das educadoras de infância e os contextos educativos onde exercem a sua atividade profissional; 2) Compreender como são construídos os sentidos e os significados que as educadoras atribuem aos acontecimentos e interações em contexto educativo de creche; 3) Compreender qual a predisposição das educadoras para a construção de relações positivas com os outros, desenvolvimento da autonomia e controlo do ambiente; 4) Compreender como é que as educadoras lidam no seu quotidiano profissional com situações desfavoráveis e que estratégias adotam para as resolver; 5) Compreender como é que as educadoras promovem o seu Bem-estar, a satisfação, nos contextos de trabalho e com a comunidade educativa e como é que essa satisfação se reflete no seu envolvimento e comprometimento organizacional. Optou-se por um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica. Enfatiza-se como modo de investigação, o estudo de caso múltiplo. As entrevistas semiestruturadas, a observação participante, a análise de documentos e as notas de campo, instrumentam a investigação. As participantes do estudo foram seis educadoras de infância, a exercer funções educativas, na valência de creche, em Instituições Particulares de Solidariedade Social. Os resultados revelam a satisfação profissional das educadoras que se reflete no envolvimento com o trabalho pedagógico, nas relações interpessoais com aqueles que estão mais próximos, quer sejam as auxiliares da sala ou as famílias das crianças, ou ainda, os que dessa cultura institucional fazem parte, mas também uma insatisfação face ao não reconhecimento legislativo e social sobre a imprescindibilidade do seu trabalho na creche, para o processo de desenvolvimento /aprendizagem crianças menores que os três anos. Apesar, da diferenciação negativa entre as educadoras de creche e de jardim de infância, nas instituições onde trabalham, as participantes sentem que o seu trabalho é valorizado pela Direção e Coordenadora Pedagógica, pelas colegas de jardim de infância e pela maioria das famílias.

The present investigation focuses on the well-being of childhood educators who exercise their professional activity in the context of Day Care, in Private Social Solidarity Institutions (IPSS). It is in this professional context that our interest in study is born and that gives rise to the research problem, specifically, How the professional contexts of day care and the legal framework of the profession, are reflected in the well-being of childhood educators, who develop there your professional activity? The main objectives outlined are: 1) To understand and interpret the manifestations of well-being of early childhood educators and the educational contexts in which they exercise their professional activity; 2) Understand how the senses and meanings that educators attribute to events and interactions in a daycare educational context are constructed; 3) Understand the predisposition of educators to build positive relationships with others, develop autonomy and control the environment; 4) Understand how educators deal with unfavorable situations in their professional lives and what strategies they adopt to solve them; 5) Understand how educators promote their Well-being, satisfaction, in work contexts and with the educational community and how this satisfaction is reflected in their involvement and organizational commitment. An interpretative paradigm was chosen, with a qualitative approach with phenomenological inspiration. The multi-case study is emphasized as a mode of investigation. Semi-structured interviews, participant observation, document analysis and field notes, instruct the investigation. The study participants were six kindergarten teachers, exercising educational functions, in the daycare center, in Private Institutions of Social Solidarity. The results reveal the professional satisfaction of the educators, which is reflected in the involvement with the pedagogical work, in the interpersonal relationships with those who are closest, whether they are the classroom assistants or the families of the children, or even those who are part of this institutional culture. , but also a dissatisfaction with the lack of legislative and social recognition about the indispensability of their work at the daycare center, for the development / learning process for children under three years old. Despite the negative differentiation between daycare and kindergarten educators, in the institutions where they work, participants feel that their work is valued by the Pedagogical Director and Coordinator, by kindergarten colleagues and by most families.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Carolina, 1960-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents