Document details

Aprender química através de tarefas de investigação : um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade

Author(s): Matoso, Carla Maria Mendes, 1971-

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6247

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Didáctica das ciências; Ensino da química; Teses de mestrado - 2011


Description

Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011

O estudo envolve a implementação de tarefas de investigação no ensino das Reacções Químicas. Pretende-se, por isso, descrever as mudanças que ocorrem nas percepções dos alunos quando se utiliza esta estratégia na sala de aula, identificar as dificuldades manifestadas pelos alunos perante esta nova situação de aprendizagem e conhecer o balanço que os alunos fazem quanto à utilização de tarefas de investigação. Participam alunos de quatro turmas do 8ºano de escolaridade. A recolha de dados processa-se através de questionários – pré-teste e pós-teste – sobre as percepções dos alunos, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos a partir dos questionários. Os resultados evidenciam mudanças nas percepções quanto ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Estas alterações também estão relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências. As mudanças mais significativas nas percepções dos alunos sobre as estratégias usadas verificam-se no trabalho de grupo e na planificação de experiências. Os alunos manifestam, por sua vez, dificuldades em pesquisar e sintetizar informação, planificar e realizar experiências, tirar conclusões, formular questões, reflectir sobre o trabalho desenvolvido, trabalhar em grupo e gerir o tempo. O balanço feito pelos alunos quanto à utilização desta nova estratégia é positivo, pelo que as tarefas de investigação aplicadas apresentam potencial para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos.

The study involves the use of scientific inquiry on the subject Chemical Reactions. This study aims at describing changes occurring in the pupils’ perceptions in relation to this new approach, to indentify the difficulties found by the pupils facing this new approach and to know how they evaluate the inquiry tasks’ use. Four classes of 8th grade participate in this study. Several instruments to collect data are used: questionnaires – pre-test and post-test – about pupils’ perceptions, focus group interviews and written documents. The analysis is a content analysis of interviews transcriptions and written documents and a statistical analysis of data obtained from the questionnaires. The results show changes in perceptions about the role of the pupils, particularly in the exchange of ideas, participation in the tasks and the work of the group. These changes are also related to the way the pupils learn, in particular in the search for information, planning and conducting experiments. The statistical analysis indicates that the most significant changes are the group work and planning experiences. The pupils tell that they find difficult to search and synthesize information, plan and conduct procedures, draw conclusions, ask questions, reflect on the work done, work in group and manage time. The pupils evaluate positively the use of this new strategy. So, these inquiry tasks seem to have potential for the development of the pupils’ scientific literacy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire, Ana Maria, 1947-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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