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Estudo das estratégias de e-moderação do curso de Violência e Gestão de Conflitos na Escola

Author(s): Vieira, Maria Celeste

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7160

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino à distância; Comunicação educativa; Comunidades de aprendizagem; Teses de mestrado - 2012


Description

Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012

A presente dissertação aborda o estudo das estratégias de e-moderação de uma edição do curso de Violência e Gestão de Conflitos na Escola promovido pelo Ensino a Distância da Universidade de Coimbra. O problema que norteou esta investigação consistiu em caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas no curso em questão poderiam influenciar o envolvimento dos formandos na aprendizagem. A investigação retratada neste documento fundamentou-se nos contributos teóricos dos modelos de e-moderating de Salmon (2000) e do Modelo de Community of Inquiry de Garrison et.al (2000). Com o objetivo de caracterizar os procedimentos envolvidos na e-moderação do curso e confrontá-los com os pressupostos dos modelos teóricos apresentados foram analisadas as seguintes dimensões: (i) o perfil do e-moderador em termos de formação, experiência e competências associadas; (ii) as estratégias de e-moderação no que respeita às rotinas, práticas, cuidados e ferramentas de comunicação utilizadas; (iii) as propostas de melhoria, tendo-se partindo das dificuldades manifestadas pelos e-moderadores no sentido da sistematização de aspetos que poderão incrementar a qualidade dos procedimentos de e-moderação. Foi assumida uma abordagem metodológica qualitativa inserida no paradigma de investigação interpretativo. Tratando-se de um estudo de caso, os participantes no estudo integraram uma amostra por conveniência, facto justificado pela facilidade no acesso aos dados recolhidos através de entrevistas e de fóruns de discussão. Em termos de técnicas de análise de dados, houve recurso à análise de conteúdo no caso das entrevistas aos e-moderadores e análise sociométrica no caso dos fóruns selecionados. No âmbito das conclusões do estudo, reconhece-se que as diferentes dimensões abordadas estão interligadas e a sua interpretação à luz dos modelos teóricos de e-moderação poderá contribuir de forma positiva para o processo de aperfeiçoamento das estratégias pedagógicas de um curso realizado em modalidade b-learning com sistema de tutoria online.

The proposed dissertation focuses on the study of e-moderation strategies adopted in the course Violence and Conflict Management in Schools promoted by the Distance Education Project of the University of Coimbra. This course resulted from a partnership between the Faculty of Psychology and Educational Sciences and the Ministry of Education. The research depicted in this document is based on the theoretical contributions of Salmon's (2000) e-Moderating models and Garrison's (2000) Community of Inquiry model. Aiming to characterise the procedures involved in e-moderating a course and to compare them with the assumptions of the theoretical models presented, the following dimensions were analysed: (i) the e-moderator’s profile regarding training, experience, and associated skills; (ii) the e-moderation strategies regarding routines, practices, precautions and communication tools used, the improvement proposals by the e-moderators, based on difficulties experienced , aiming to systematise aspects that may enhance the quality of e-moderation procedures. A qualitative methodological approach, embedded in the interpretive research paradigm, was used. In this sense, the case study and convenience sample methods were chosen and the data were collected through interviews and discussion forums analysis. The data were processed through a content analysis of the e-moderators' interviews and a sociometric analysis of the discussion forums. It is concluded that the different dimensions are interconnected and that their interpretation in the light of e-moderation theoretical models can contribute positively to the improvement process of teaching strategies in a b-learning course with an online tutoring system.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-; Pessoa, Teresa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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