Document details

Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais

Author(s): Malaca, Isabel Maria Mendes

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/736

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Hiperactividade; Formação dos pais; Teses de mestrado


Description

A Formação para Pais é apresentada na literatura científica como um recurso e uma mais valia nas sociedades actuais, ao auxiliar os pais no desempenho do seu papel de educadores. Utilizando uma abordagem baseada na Terapia Breve Orientada para as Soluções, esta investigação tem como objectivo central a realização de um estudo exploratório e descritivo, destinado à posterior proposta de desenvolvimento de um Programa de Formação Parental para pais cujos filhos, em idade escolar, tenham sido diagnosticados com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Através da análise de conteúdo das respostas a entrevistas construídas especificamente para o estudo, com base nos princípios do modelo terapêutico centrado nas soluções, e feitas a 5 pais com filhos diagnosticados com PHDA, oriundos de uma região do interior do país, e que são acompanhados em contexto hospitalar por uma equipa médica, propõe-se um conjunto de linhas orientadoras para as sessões de um Programa de Formação Parental. Estas são focadas na co-construção de soluções entre psicoterapeuta e pais, para fazer face ao comportamento hiperactivo e com défice de atenção das crianças, bem como no potenciar dos recursos e do envolvimento parental na intervenção com crianças possuidoras deste diagnóstico.

Parent training is presented in scientific literature as a resource in current societies, as it helps parents to play their role as educators in a more informed and efficacious manner.Using Solution Focused Brief Therapy as the structural approach, this research involved an exploratory and descriptive study aimed ultimately for the development of a Parental Training Program for parents whose children were diagnosed with Attention Deficit Hyperactive Disorder. The author brought together a specific interview for this study, based on the Solutions Model. It was applied to 5 parents whose children were diagnosed with ADHD and that are being medically supported at a hospital in an inner sub-urban region of Portugal. Through the content analysis of the provided answers, the study suggests a list of guide-lines for a future Parenting Program and details the specific parent training sessions using the same SFBT model. These sessions are focused in the co-construction of solutions between therapist and parents, in order to deal with children's hyperactive/attention behaviour, as well as aimed to create empowerment in parents and active involvement in the intervention with children with this diagnosis.

Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marujo, Helena Águeda, 1958-
Contributor(s) Malaca, Isabel Maria Mendes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents