Document details

As TIC na criação de ambientes motivadores no processo de ensino e aprendizagem da economia no ensino secundário : um estudo sobre a implementação das TIC em sala de aula na unidade didática 11 na turma C do 11º ano da Escola Secundária Anselmo de Andrade

Author(s): Guerra, Susana Nadais, 1970-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7458

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Novas tecnologias da informação e da comunicação; Ensino da economia; Motivação; Ensino secundário (11º ano); Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012

Este trabalho apresenta o relato da prática letiva supervisionada de quatro aulas de economia A, ao 11.º ano da Escola Secundária Anselmo de Andrade, unidade 11 – “A intervenção do Estado na Economia”. Reflete sobre a viabilidade da implementação de estratégias de ensino e aprendizagem com recurso às TIC como forma de motivar os alunos e consequentemente alcançar os objetivos estipulados no programa de economia A. A questão de investigação decorre da prática letiva supervisionada e da observação de aulas realizadas no 3.º semestre: Como recorrer às TIC na motivação dos alunos e na prossecução dos objetivos estipulados no programa de economia, fomentando o seu envolvimento na construção do conhecimento, particularmente na unidade didática 11? Para enquadramento concetual, aborda-se a evolução e integração das TIC no Sistema Educativo em Portugal e na Europa. Faz-se também uma breve revisão de literatura, procurando-se analisar a influência de algumas teorias do conhecimento que concorrem para o construtivismo e da forma como as mesmas contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem de partilha e de reflexão. O trabalho de investigação recorre à metodologia do tipo qualitativo, exploratório e descritivo, que incidiu nas estratégias com o recurso às TIC utilizadas ao longo da prática letiva supervisionada. Os resultados evidenciam que os alunos se sentem mais motivados ao longo das aulas em que os professores utilizam estratégias que incluem o recurso às TIC, nomeadamente: apresentação dos conteúdos programáticos em power point, visionamento de vídeos e pesquisas realizadas em grupo, de modo a promover momentos de partilha e reflexão.

This report presents an account of the supervised teaching practice of four economics lessons to the eleventh graders of the Secondary School Anselmo de Andrade, unit 11 – “The state intervention in the economy”. Reflects on the feasibility of implementing strategies for teaching and learning using ICT as a way to motivate students and consequently achieve the objectives stipulated in the program of economics A. The research question arises from the supervised teaching practice and classroom observation conducted in 3th semester: How to make use of ICT in student motivation and achievement of program objectives stipulated in the economy, encouraging their involvement in the construction of knowledge, particularly the teaching didactic unit 11? The conceptual framework discusses the evolution and integration of ICT into the education system in Portugal and Europe. It also presents a brief literature review, aiming to analyze the influence of some theories of knowledge approaching the constructivism and how they contribute to the creation of learning environments for sharing and reflection. The research uses a qualitative, exploratory and descriptive methodology, focusing on strategies with the use of ICT used throughout the supervised teaching practice. The results show that students feel more motivated in classes in which teachers use strategies that include the use of ICT, such as power point presentations, video viewing and group research, to promote moments of sharing and reflection.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Curado, Ana Paula, 1952-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents