Document details

O audiovisual no ensino do inglês língua estrangeira : um toque para a motivação

Author(s): Leite, Mariana Ribeiro, 1982-

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7466

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Recursos audiovisuais; Língua inglesa; Motivação; Estratégias pedagógicas; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Description

O presente trabalho tem como objetivo repensar as práticas pedagógicas através da utilização de recursos audiovisuais no ensino da língua inglesa enquanto língua estrangeira, a alunos do ensino secundário. Exemplos desses recursos incluem o vídeo, filmes, cartoons e flash cards. Neste projeto, procurou-se desenvolver uma metodologia de ensino sócio - interativa, que possibilitasse diferentes formas de ensinar e aprender a língua inglesa, utilizando a linguagem audiovisual como um meio de promover a motivação, adequando-a aos objetivos de aprendizagem. Pretendeu-se, a partir da projeção do material audiovisual no ambiente escolar, incorporar à prática educativa, estratégias pedagógicas que permitam aos alunos enriquecer a construção do conhecimento e consequentemente transformar a sala de aula de Inglês num espaço mais dinâmico e motivante. No final do projeto, os resultados da aplicação das referidas estratégias surtem os seus efeitos positivos, concluindo-se que, o audiovisual é, de facto, um elemento fundamental nas aulas de língua estrangeira. Neste relatório, também serão apresentados os resultados obtidos da implementação deste projeto, através de um questionário realizado aos alunos da turma envolvida. Por fim, será apresentada uma reflexão de todo o trabalho realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada e respetivas conclusões.

This work has the aim to rethink about the pedagogical practices through the use of audiovisual resources in teaching English as a second language to secondary students. Examples of those resources include video, films, cartoons and flash cards. This project looked for an interactive methodology that enabled new ways of teaching and learning English using the audiovisual language as a means of promoting motivation and adapting it to the teaching aims. By using audiovisual material in school, the project incorporated pedagogical strategies in educational practice to allow students to enrich their knowledge construction and consequently transform the English classroom into a more dynamic and motivating learning environment. At the end of the project, the results of the above-mentioned strategies display their positive effects and we conclude that the audiovisual is, indeed, an essential element in the foreign language classroom. In this report the results obtained from the implementation of this project will also be presented, through a survey given to the students of the class involved. Finally, a general reflection will be presented as well as the conclusions about all the teaching practice work that was done at school.

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grigg, Thomas Joe
Contributor(s) Leite, Mariana Ribeiro, 1982-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents