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Fluência na leitura oral e a sua relação com o conhecimento do vocabulário em leitores adolescentes

Author(s): Simões, Graça Cristina Correia Gomes Teixeira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8070

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Fluência verbal; Leitura oral; Vocabulário; Teses de mestrado - 2012


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012

Este estudo incide sobre medidas de fluência na leitura oral para o português europeu, numa amostra heterogénea de 58 alunos do 8º e 10º ano de escolaridade, de duas escolas de Lisboa. Foi avaliado o número de palavras lidas corretamente por minuto para duas medidas de fluência (fluência na leitura de texto e fluência na leitura de palavras isoladas). Foi alvo de estudo, a forma como estas variáveis se relacionaram entre si e a relação que estas tiveram com outras variáveis envolvidas no processo, tais como o conhecimento do vocabulário e o efeito do contexto (definido como um preditor da fluência na leitura oral de textos, sugerindo que, nestes níveis de escolaridade, a melhoria da fluência de leitura oral já não estaria tão dependente dos processos de descodificação e de reconhecimento automático das palavras mas estaria mais relacionada com efeitos de contexto, nomeadamente o processamento de informação semântica e sintática presente nos textos). Analisou-se também de que forma os dois níveis de escolaridade e as duas áreas curriculares do 10º ano (humanidades e ciências) enquanto variáveis independentes, influenciaram diferencialmente as variáveis dependentes em estudo (duas medidas de fluência; vocabulário e contexto), avaliando-se a sua inter-relação. Incidindo sobre adolescentes que em termos do desenvolvimento, já se encontram numa fase em que os processos de aquisição da leitura já se encontram estabelecidos, o estudo sugeriu evolução ao nível da fluência na leitura oral entre o 8º e o 10º ano. A interação significativa entre as duas medidas de fluência e os anos de escolaridade mostra que o aumento da fluência na leitura oral entre o 8º e o 10º ano é superior para a medida de fluência de texto em comparação com a medida de fluência de palavras isoladas, o que indicia influência do contexto nos resultados obtidos. Esse efeito revelou-se superior para o 10º ano de escolaridade. Relativamente ao vocabulário e ao efeito das duas áreas curriculares (humanidades e ciências), o estudo não revelou influência significativa para os resultados diferenciais ao nível da fluência na leitura oral.

This study focuses on measures of oral reading fluency for European Portuguese in a heterogeneous sample of 58 students of 8th and 10th grade, in two schools of Lisbon. We evaluated the number of words read correctly per minute for two measures of fluency (fluency in reading text and fluency in word reading). Was the target of study, how these variables were related to each other and the relationship they had with other variables involved in the process, such as knowledge of vocabulary and the effect of context (defined as a predictor of fluency in oral reading of texts, suggesting that these levels of education, the improvement of oral reading fluency would no longer be so dependent processes of automatic recognition and decoding of words but would be more related to context effects, in particular the processing of semantic and syntactic information). It was also analyzed how the two levels of schooling and the two curriculum areas for the 10th year (humanities and sciences) as independent variables influenced differentially dependent variables in the study (two measures of fluency, vocabulary and context), evaluating their interrelationship. Focusing on adolescents in terms of development, already in a phase in which the processes of reading acquisition are already established, the study suggested changes to the level of fluency in oral reading between the 8th and 10th grade. A significant interaction between the two measures of fluency and years of schooling shows that increased fluency in oral reading between the 8th and 10th grade is superior to the measure of fluency of text compared with the measured creep of single words, the which indicates the influence of context on the results. This effect was greater for the 10 th grade. For the vocabulary and the effect of the two curriculum areas (humanities and sciences), the study revealed no significant influence for the differential results in terms of fluency in oral reading.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Verhaeghe, Arlette, 1951-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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