Author(s):
Martins, Ana Filipa Silva Guimarães
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8241
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Comportamento alimentar; Actividade física; Imagem corporal; Programas de prevenção; Teses de mestrado - 2012
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
O presente estudo pretende avaliar o impacto de um programa de prevenção de perturbações alimentares na adolescência – “ Alimentacíon, modelo estético feminino y medios de comunicación. Cómo formar alunos críticos en educación secundaria.” – relativamente a variáveis individuais, tais como atividade física, IMC e insatisfação com a imagem corporal e socioculturais consideradas de risco para o desenvolvimento de comportamentos alimentares perturbados. A amostra é constituída por quarenta adolescentes de ambos os sexos a frequentar o 8º ano escolaridade, distribuídos por duas condições experimentais distintas: Modelo Estético Feminino + Media Literacy (MEF+ML) e Alimentação e Nutrição (NUT). Os participantes responderam a um protocolo em três momentos distintos (pré-teste, pós-teste e follow-up a um mês) para avaliar o impacto do programa. Este protocolo era constituído por um questionário de dados pessoais e sociodemográficos, o Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr & Garfinkel, 1982), a Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) e o Sociocultural Attitudes Towards Apperance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). Quanto aos resultados, as correlações encontradas são mais significativas no grupo dos rapazes. No que se refere ao impacto do programa, os resultados revelam um impacto positivo tanto nas variáveis individuais como socioculturais, sendo mais significativos na condição experimental MEF+ML. Nesta condição experimental, o resultado mais importante diz respeito à diminuição dos comportamentos alimentares perturbados nas raparigas, indo de encontro ao principal objetivo do programa. Por último discutem-se algumas limitações e sugestões futuras para outras investigações.
This study aims to evaluate the impact of a prevention program for eating disorders in adolescence - “ Alimentacíon, modelo estético feminino y medios de comunicación. Cómo formar alunos críticos en educación secundaria”. For individual variables such as physical activity, BMI and dissatisfaction with body image and sociocultural considered at risk for the development of disturbed eating behavior. The sample consists of forty adolescents of both sexes attending 8th grade education, distributed by two different experimental conditions: Model Female Aesthetic + Media Literacy (MEF + ML) and Food and Nutrition (NUT). Participants answered a protocol at three different times (pretest, posttest, and follow-up to one month) to assess the program's impact. This protocol consisted of a questionnaire on sociodemographic and personal data, the Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr & Garfinkel, 1982), the Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) and the Sociocultural Attitudes Towards Apperance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). As for the results, the correlations are more significant in the group of boys. As regards the impact of the program, the results show a positive impact both on individual variables such as sociocultural, being the most significant experimental condition MEF + ML. In this experimental condition, the most important result concerns the reduction of disturbed eating behavior in girls, going against the main objective of the program. Finally we discuss some limitations and suggestions for future further investigations.